Alerta

Ações pela conscientização contra o câncer infantojuvenil em SL

Atividade, que faz parte das ações do Projeto “Amiguinhos de Ana Letícia”, será realizada no próximo sábado, 16, na praça do Foguete, na Lagoa da Jansen

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
(cancer de laringe)

são Luís - O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, com o tratamento imediato, aumenta suas chances de cura em até 70%. Esse tipo de informação, bem como os principais sintomas da doença, estão sendo amplamente divulgados por um grupo de amigos no Setembro Dourado: mês de conscientização do câncer infantojuvenil. Uma das ações de divulgação ocorrerá no sábado, dia 16, a partir das 17h, na praça do Foguete, na Lagoa da Jansen.

A atividade faz parte do Projeto “Amiguinhos de Ana Letícia”, que desenvolve ações voltadas para crianças, em especial as submetidas a tratamento contra o câncer, e consistirá na distribuição de panfletos informativos sobre o assunto para as pessoas que transitam naquela área. Além disso, folderes estão sendo espalhados em vários órgãos públicos, hospitais, empresas e nas redes sociais.

O casal Luís Samarone Carvalho e Rosangela Lindoso estão à frente desse trabalho. Eles alertam que pais bem informados podem salvar a vida de seus filhos, reconhecendo, por exemplo, os vários tipos de sintoma da doença.

Casos
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer já representa a primeira causa de mortalidade no Brasil na faixa etária de 1 a 19 anos. São cerca de 12 mil novos casos por ano.

Como os médicos e cientistas não sabem exatamente as causas para o aparecimento da doença em crianças e adolescentes, é importante que familiares estejam bem informados quanto aos tipos e sintomas, para, desta forma, iniciar mais cedo o tratamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.