Aventura

Maior rally de kitesurf do mundo será realizado em Barreirinhas

Seleto grupo de atletas terá oportunidade de velejar nos Lençóis Maranhenses durante o Red Bull Rally dos Ventos, que acontece neste próximo sábado; Bruno Lobo será o representante do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Rally dos Ventos acontecerá neste próximo sábado
Rally dos Ventos acontecerá neste próximo sábado (KITSURF EM BARREIRINHAS )

SÃO LUÍS - Após três anos de sua primeira edição, um dos eventos maiores eventos de kitesurf do mundo está de volta aos Lençóis Maranhenses no próximo sábado (16) deste mês. Considerado um verdadeiro rally da modalidade, o Red Bull Rally dos Ventos passará pelas dunas e águas cristalinas desse cartão postal brasileiro, e apenas um seleto grupo de 40 atletas terá o privilégio de velejar nessa paisagem paradisíaca. Serão 30 homens e 10 mulheres de diferentes partes do Brasil e do mundo em busca do título, e todos eles estão de malas prontas e treinos em dia para embarcar nessa experiência.

A bela paisagem vai dar uma força extra aos participantes, mas serão necessários muito treinamento e muita técnica para superar esse desafio. Neste ano, os atletas percorrerão 65 km até cruzarem a linha de chegada – quase 50 km a mais do que na primeira edição.

“É preciso coragem e uma excelente preparação física para participar do evento. A experiência no esporte também será um fator importante, principalmente nessa edição, que está com o trajeto mais longo”, avisa o cearense Alexandre Neto, de 23 anos, campeão do Red Bull Rally dos Ventos em 2014.

Em formato de rally, a prova tem uma regra bastante simples: ganha quem chegar primeiro. No entanto, bons desafios aparecerão no caminho, principalmente porque os atletas estão acostumados a velejar somente na água, mas, nos Lençóis, precisarão também encarar longos trechos de areia – seja com a prancha no pé ou não.

“Em 2014, meu maior desafio foi correr nas dunas quando ia de uma lagoa à outra. Então vou focar minha estratégia em velejar na areia este ano também. Aconselho a todos treinar o deslize na areia antes da competição, porque é bem diferente da água”, aconselha a paulista Bruna Kajiya, 29 anos, maior expoente do kitesurf no Brasil e atual campeã mundial, que também está confirmada para o evento nos Lençóis.

Além de Alexandre Neto e Bruna Kajiya, outros 38 atletas cheios de história e ansiosos para competir já estão confirmados no evento. Há quem já tenha feito uma expedição de kite nas geleiras da Islândia; estudante de Direito que abriu mão da faculdade para se dedicar ao esporte; atleta da Espanha que, de passagem pelo Brasil, se apaixonou pelo kitesurf e pelo país e por aqui ficou; entre outras memórias.

Maranhense na disputa

Essa será a segunda vez que Bruno Lobo, de 24 anos, se aventura pelas dunas e lagoas dos Lençois Maranhenses. A primeira vez foi em 2014, na primeira edição do Red Bull Rally dos Ventos. Agora, já mais experiente, o atleta volta para lá para representar seu estado.

Bruno começou no kitesurf incentivado pelo pai, que já praticava o esporte. “Já vivi muitos momentos marcantes através do kite, acho que a primeira vez que subi na prancha foi uma sensação inesquecível. Velejar pelos Lençois Maranhenses também é algo incrível. Eu considero o lugar mais bonito que já fui, foi maravilhoso!”, conta Bruno.

E o atleta leva jeito para o esporte. Logo em sua primeira competição, já teve sucesso. “Quando participei da primeira competição, eu praticava kitesurf há 3 meses. Era uma corrida a favor do vento com aproximadamente 15km de distância e participei na categoria iniciante. A largada foi com todas as categorias juntas e terminei em segundo geral, foi aí que vi que levava jeito para esporte”, diverte-se Bruno.

Para quem se inspirar no esporte, não precisa ir muito longe para praticar. O atleta explica que São Luís tem condições ótimas e ver o pôr do sol da água é sensacional.

Sobre o Red Bull Rally dos Ventos, o atleta explica que é uma sensação única. “Essa é uma competição incrível. Ela ocorre num lugar paradisíaco, testa o condicionamento físico e estratégia dos atletas e mescla o velejo com a corrida, não tem como não querer participar desse desafio”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.