Palestras

1ª Vara encerra ciclo de palestras em escolas públicas

Aconteceram seis palestras, nos turnos matutino e vespertino, nas datas de 7, 28 e 30 de agosto, com o tema “Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Palestra foi ministrada pela juíza Laysa Paz Mendes nas escolas públicas municipais de Itapecuru-Mirim
Palestra foi ministrada pela juíza Laysa Paz Mendes nas escolas públicas municipais de Itapecuru-Mirim (palestra)

ITAPECURU-MIRIM - “Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?” foi o tema central do ciclo de palestras promovido pelo Poder Judiciário em Itapecuru-Mirim, por meio da 1ª Vara, e pela 1ª Promotoria de Justiça do município. A palestra de encerramento, ministrada pela juíza Laysa Paz Mendes nas escolas públicas municipais Mariana Luz, Manfredo Viana e Unidade Itapecuru-Mirim, ocorreu no último dia 30.

Foram contemplados alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. De acordo com informações da magistrada, aconteceram seis palestras, nos turnos matutino e vespertino, nas datas de 7, 28 e 30 de agosto, respectivamente.

“Esse ciclo foi uma experiência enriquecedora e atingiu um público de 1.126 crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 17 anos de idade, e o objetivo foi despertar o senso crítico dos estudantes acerca de situações comuns e aparentemente inofensivas vivenciadas por todos no dia a dia, mas que acabam por moldar o comportamento do homem médio brasileiro e balizar o seu senso crítico, implicando em uma visão muito condescendente frente aos atos de corrupção em geral e seus autores”, relatou Laysa Paz Mendes.

A juíza enfatizou que os atos de corrupção, sejam grandes ou pequenos, atingem toda a sociedade em suas necessidades mais básicas, como segurança, saúde, educação e outras esferas. “Hoje, por exemplo, verificamos que algumas escolas necessitam de mais estrutura, disse ela, ressaltando o papel de cada um em zelar dos bens da escola. A magistrada esteve acompanhada da promotora Flávia Valéria Nava, da 1ª Promotoria de Itapecuru-Mirim.

Além das palestras, a 1ª Vara de Itapecuru também participará da seleção das melhores redações que serão feitas pelos alunos dessas escolas sobre o tema. A premiação desse concurso envolve passeio até São Luís para conhecer o funcionamento de alguns órgãos públicos, a exemplo do Tribunal de Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.