Estado Maior

Mais gente nesta disputa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

O senador Roberto Rocha (PSB) reagiu de forma quase imediata às declarações do governador Flávio Dino (PCdoB) sobre a disputa eleitoral de 2018 no Maranhão. Segundo o comunista, no próximo ano, o pleito será “entre a tentativa de voltar ao passado e a continuidade do nosso projeto”. A declaração é uma tentativa de mostrar que na disputa somente terá espaço para o grupo Sarney e o grupo contrário composto pelo comunista.
Rocha se põe como uma via alternativa e, por isso, não gostou nada da declaração de Dino e logo reagiu nas redes sociais.
“Na verdade, a tentativa é dele [Flávio Dino], de projetar para o passado o cenário eleitoral, na esperança de que a população do Maranhão não enxergue uma perspectiva de futuro diferente”.
O que o senador quer mostrar é que o discurso anti-Sarney está ultrapassado e que para o grupo de Dino é o que resta, já que a promessa de 2014 – o discurso de mudança – nunca foi posto em prática.
Além de Roberto Rocha, Flávio Dino também deverá ter como adversária a ex-prefeito de Lago da Pedra, Maura Jorge (Podemos), que percorre o Maranhão como pré-candidata ao governo.
Odeputado estadual Eduardo Braide (PMN) também é colocado como uma possibilidade dentro da disputa. Ele apareceu bem em pesquisas eleitorais e, por isso, aliados têm difundido essa ideia.
Mas, esse cenário com uma disputa pulverizada com várias candidaturas não interessa a Flávio Dino. Ele quer na eleição de 2018 usar os mesmos argumentos cansados e ultrapassados que vem usando para justificar os numerosos escândalos que contabilizam sua gestão no Maranhão.

Reação
Após manifestação de Roberto Rocha, o secretário de Comunicação e Articulação Política de Flávio Dino, Márcio Jerry, também reagiu.
De forma “enigmática” e grosseira, Jerry chama o senador de idiota e ainda diz que não dará resposta ao socialista.
O secretário braço direito e esquerdo do governador completou dizendo: “Cães ladram e a caravana vai passando”.

Articulações
E enquanto o senador Roberto Rocha briga nas redes sociais com seu adversário maior, o governador Flávio Dino faz gestos para mostrar que o destino de Rocha é deixar o PSB.
No sábado, o comunista participou do encontro estadual do partido, que confirmou o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, na permanência da presidência no Maranhão.
Nessa questão partidária, o senador prefere o silêncio, já que aguarda o desenrolar nacional para depois confirmar se fica ou sai dos quadros socialistas.

Cobrança
Vereadores de São Luís prometem cobrar do presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum (PR), votação do projeto de lei que regulamenta o Uber.
A manifestação dos parlamentares se deu devido ao episódio de agressão entre um taxista e um motorista de Uber na última sexta-feira, 8.
O projeto de lei é de autoria de Paulo Victor (Pros) e deveria ter sido votada na semana passada conforme prometeu Ogum após decisão do TJ sobre a legalidade do aplicativo na capital.

Calados
A cobrança para votar a proposta de regulamentação do Uber pode não acontecer, porque muitos vereadores têm receio de se expor com o assunto.
A maioria dos parlamentares tem se mantida à distância da polêmica sobre o Uber e aguarda o desenrolar da questão, que vem sendo tratada pelo presidente da Câmara.
Apenas os vereadores Marquinhos Silva (DEM), Honorato Fernandes (PT) e Chico Carvalho (PSL) falaram a respeito do serviço. Os demais preferem, até agora, o silêncio.

Dever de casa
A Prefeitura de São Luís vem respondendo às críticas sobre a situação das escolas da rede municipal de ensino.
Mesmo que seja após pressão do Ministério Público Estadual (MP), a gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) vem fazendo investimentos nas unidades.
A Prefeitura enumera que já são mais de 70 escolas reformas e recuperadas e até o fim do ano o número total será 120. Número acima do previsto no Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o MP.

Cobrança
Após o feriadão, membros da oposição na Assembleia Legislativa garantem que trarão para a discussão o caso da funcionária fantasma da Secretaria Estadual de Saúde.
Sem qualquer resposta consistente da SES e também do governador Flávio Dino, os deputados de oposição prometem cobrar um posicionamento todos os dias.
Essa cobrança será pelo menos até os órgãos fiscalizadores já provocados se posicionarem sobre o assunto.

Contraditório
Em mais uma contradição, o governo no Estado já mostra os investimentos que estão sendo feitos para a realização da Expoema no Parque Independência.
Em 2015, o governador e seu séquito divulgaram a ideia de que a Expoema era um evento privado e não deveria ter qualquer ajuda do Poder Público.
Algum tempo depois, Dino – como de costume – muda de ideia, faz o contrário e não admite o erro que cometeu, já que a feira é um evento que gera receita para o estado.

E MAIS

• Flávio Dino chegou a tomar o Parque Independência da Associação de Criadores para evitar a realização da Expoema.

• Na ocasião, o comunista disse que faria no local um conjunto habitacional para servidores públicos, o que nunca ocorreu.

• Lamentável ver que prevaleceu a rivalidade e faltou esforço do time do Sampaio, cuja derrota para o Botafogo-PB acabou provocando o rebaixamento do Moto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.