Festejo de Ribamar é encerrado com procissão e muita fé

O festejo foi aberto no dia 1º deste mês e contou com vasta programação oficial, repleta de momentos celebrativos com grande participação popular, como as missas, novenas e romarias.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - Centenas de fiéis se reuniram na manhã de ontem, para o encerramento do tradicional festejo de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, para os católicos e santo que dá nome à cidade balneária que recebeu centenas de devotos e romeiros que prestaram sua homenagem. O destaque da programação do dia foi a cerimônia de descida da imagem original do padroeiro, seguida de procissão de encerramento, às 16h.

O padre Claudio Roberto, reitor do Santuário, disse do sentimento que esse momento traz para os participantes. “Esse evento é, sobretudo, de libertação e de rogar a Deus e a São José, que é família, por melhores momentos, diante das crises que passamos no Brasil e no mundo. É muito importante para nós essa realização”, frisou.

A publicitária Jaci Martins foi ao Santuário pagar uma promessa. “Eu costumo vir ano sim, outro não. Mas este ano é especial. Vim pagar uma promessa a São José diante de uma benção para minha saúde que ele concedeu”, relatou.

O festejo

Como de costume, o festejo de São José de Ribamar é elaborado pelos párocos solidários, em comunhão com os bispos de São Luís, e toda a comunidade paroquial de São José de Ribamar.

O festejo foi aberto no dia 1º deste mês e contou com vasta programação oficial, repleta de momentos celebrativos com grande participação popular, como as missas, novenas e romarias.

No segundo dia de programação foi realizada a tradicional romaria, na qual fieis se unem em caminhada de São Luís, na Forquilha, até o Santuário de São José de Ribamar, onde é celebrada missa campal na chegada. A romaria tem início às 20h e se encerra nas primeiras horas da manhã.

Trata-se de um exercício de fé e devoção na caminhada de cerca de 20 quilômetros e há devotos que o fazem descalços, carregando tijolos na cabeça e outros objetos, em geral como pagamento de graças obtidas por meio de promessas ao santo. Também aconteceram as romarias das crianças, da juventude e finalmente a romaria marítima, na véspera do encerramento.

SAIBA MAIS

A criação da Paróquia de São José de Ribamar
Em 29 de abril de 1942, Dom Carlos Carmello de Vasconcellos Motta, então arcebispo de São Luís, elevou o curato (aldeia, povoado) de São José de Ribamar à categoria de Paróquia amovível com o mesmo orago (santo padroeiro) e a mesma Matriz.

A criação do Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar

Em 9 de setembro de 2011, por ocasião da abertura do Festejo de São José de Ribamar, Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís, criou o Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar. Na Ilha de São Luís, existem apenas dois santuários arquidiocesanos, o segundo é o de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo, na capital. Na igreja Católica, é considerado um santuário a igreja frequentada por fiéis vindos de diversas regiões atraídos por algo que existe especificamente naquele templo.

Lenda

De acordo com a lenda, um navio português vindo de Lisboa com destino a São Luís se desviou do curso e foi parar na atual Baía de São José durante uma tempestade, sendo ameaçado por bancos de areia. A tripulação do teria invocado São José, sendo depois o navio afastado do perigo por uma onda e os tripulantes salvos. O capitão do navio teria erguido uma ermida com uma imagem do santo. Com o passar do tempo, se desenvolveu uma povoação ao seu redor e aumentou a fama da região devido à lenda. A partir de 1757 foram construídas três igrejas em homenagem ao santo e todas desabaram misteriosamente, para os fiéis, pelo fato de terem sido construídas de costas para o mar, contrariando o desejo de São José. A igreja atual, construída em 1915 de frente para a orla, permanece de pé e é considerada um símbolo da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.