Homenagem

Procissão dos Orixás arrasta centenas de pessoas em São Luís

Na tradicional Procissão dos Orixás, em homenagem aos 405 anos do aniversário de São Luís,participantes fizeram saudações às entidades de matrizes africanas; evento foi promovido pela Federação de Umbanda

Catharine Leite / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - Como parte das comemorações dos 405 anos de São Luís, mães, pais, filhos de santos, religiosos e simpatizantes dos cultos de matriz africana participaram, no final da tarde de sexta-feira, 8, da trdicional Procissão dos Orixás. Centenas de pessoas se concentraram às 17h30 na Avenida Pedro II, em frente à sede da Prefeitura, e seguiram em caminhada até a Igreja do Desterro.

Ressaltando a importância do evento para perpetuação dos cultos às religiões de matrizes africanas, pessoas de idades participaram do evento. “ É importante a participação dos ludovicenses aqui, porque fortifica a história das religiões afro brasileiras no estado do Maranhão. Este culto também é fundamental pelo fato de eternizar nossa cultura negra”, comentou Igor Carvalho, estudante de Jornalismo.

O cortejo teve início às 18h e foi promovido pela Federação de Umbanda do Estado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís como parte das atividades em comemoração ao aniversário da cidade. Na frente, um grupo de crianças representava a corte imperial do Divino Espírito Santo e, ao longo do cortejo, ícones de santos católicos simbolizavam a devoção às quatro divindades que regem a proteção à cidade de São Luís, entre os diversos cultos de matriz africana: São Luís Rei de França, Iansã (Santa Bárbara), Oxum (Nossa Senhora da Conceição) e Oxóssi (São Sebastião).

Cortejo

Os participantes do evento percorreram a Rua dos Afogados, Rua do Egito, Rua da Palma até chegar ao Largo do Desterro. Durante o percurso, os moradores decoraram as portas das casas com balões e imagens religiosas, saudando os participantes da caminhada. Dentro da Igreja do Desterro, um grupo de caixeiras entoava ladainhas e toques do Divino Espírito Santo, enquanto do lado de fora, os tambores rufaram sob o comando do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum. A procissão foi encerrada com a quebra dos vasos como forma de pedido e agradecimento por graças alcançadas.

Frase

"É importante a participação dos ludovicenses aqui, porque fortifica a história das religiões afro brasileiras no estado do Maranhão. Este culto também é fundamental pelo fato de eternizar nossa cultura negra"

Igor Carvalho

Estudante de Jornalismo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.