Melhoramentos

Pontos crônicos de congestionamento receberam intervenções em São Luís

Intervenções atingiram, principalmente, o traçado geométrico das vias, melhoramento da camada asfáltica e sinalizações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

[e-s001]Intervenções realizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), em pelo menos 20 pontos nos principais corredores viários que tinham grandes congestionamento no trânsito, deram nova dinâmica à mobilidade da cidade.

Foram intervenções que atingiram, principalmente, o traçado geométrico das vias, melhoramento da camada asfáltica, colocação de sinalizações semafórica, vertical e horizontal, dentre outras. Nos três principais corredores viários da cidade, foram removidos retornos que se tornaram inadequados. Em pontos das avenidas Jerônimo de Albuquerque, Franceses, Africanos, Holandeses, Litorânea, e, mais recentemente, São Luís Rei de Franca, a SMTT realizou melhorias.
Quase a totalidade das intervenções foram feitas com recursos do Tesouro Municipal.

Soluções
De início, a Prefeitura buscou solucionar problemas cruciais em ponto com grande incidência de acidentes, muitos com casos fatais. Em um desses pontos, no trecho da Avenida dos Holandeses no acesso à praia de São Marcos, foram realizadas pequenas intervenções na geometria de canteiros e retornos produzindo efeitos imensuráveis.

No segundo momento, a SMTT buscou solucionar um problema histórico de congestionamento no Complexo do Anel Viário, tendo como gargalo central a intersecção da pista que dá acesso à BR-135 e as avenidas Vitorino Freire e dos Africanos. A solução foi alcançada com projetos inteligentes de mudanças no traçado da via.

Corredor
No maior corredor viário da cidade, que se estende do Km 0, no Tirirical, até a Ponte São Francisco, percorrendo as avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira e Marechal Castelo Branco, com mais de 20 quilômetros de extensão, foram 10 intervenções realizadas em pontos de congestionamentos.

No portal de entrada da cidade, denominado retorno do Tirirical, um projeto da Prefeitura de São Luís executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Sinfra, a revitalização da área e nova urbanização dos canteiros combinada com a melhoria da sinalização, contribuíram para a melhor fluidez do trânsito.

De grande impacto foi a obra de remoção do retorno da Forquilha, onde cogitou-se construir um elevado ao custo superior a R$ 100 milhões. Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura encontrou a solução com investimento correspondente a 10% do valor projetado para o elevado.

No acesso às MAs 201 e 202 foi implantado cruzamento semafórico com retornos no canteiro central e retirada a antiga rotatória da Forquilhinha. "Dessa forma, não haverá mais necessidade de parada obrigatória e o trânsito vai fluir com mais agilidade. Com essas alterações reordenamos o trânsito nestes locais", explica o secretário de Trânsito e Transporte, Canindé Barros.

[e-s001]Na Jerônimo de Albuquerque receberam ainda o trecho viário da Curva do 90, que ganhou mais faixas de tráfego para os veículos. Aumentaram de duas para três faixas do Moraes Center até o retorno da Pneu-Aço, sentido Centro-Vinhais; de duas para quatro faixas da Pneu-Aço até a Alvorada Motos; e de duas para três faixas, da Playcar até o contorno da Pneu-Aço. Nos dois sentidos há retornos na faixa da esquerda.

Sinalização vertical e horizontal - semáforos e faixas - foram instalados ao longo da Avenida Colares Moreira e trecho da entrada da Lagoa da Jansen. Os retornos no canteiro central foram retirados e instalados retornos de quadra. "Os antigos retornos causavam congestionamentos e acidentes. Com a reordenação, melhorou o acesso aos bairros Renascença I e Lagoa da Jansen", explica Canindé Barros.

E a Avenida Marechal Castelo Branco, nas proximidades da Igreja do São Francisco, ganhou retornos de quadra nos dois sentidos. Indo do Centro-bairro, o acesso é pela Rua Coronel Chaves - no canto do Hotel Skina Spress -, contorna a quadra, sai pelo posto de combustível, na Rua das Paparaúbas. Já no sentido bairro-Centro, o acesso é pela Rua Agenor Vieira, contorna a quadra e sai pela Rua Coronel Chaves, na praça da igreja. Com estas modificações, as antigas entradas e saídas de veículos foram invertidas.

Cohab
Ainda em execução, a Prefeitura trabalha na Avenida Jerônimo de Albuquerque, Cohab, que foi ampliada no sentido Centro, dos dois lados. Os canteiros centrais foram retirados e o trecho passa a servir de retorno no sentido da esquerda, indo Centro-bairro e bairro-Centro. A obra prevê a retirada dos três cruzamentos semafóricos ao longo da avenida - os localizados em frente ao supermercado, outro próximo à escola municipal e o último, após a escola. No trecho será implantado novo semáforo.

Ambas as intervenções estão concluídas e foram promovidas em parceria com o Estado. Em ação parceria com a iniciativa privada, a Prefeitura promove alteração no trânsito da Avenida Guajajaras no cruzamento com a Avenida Lourenço Vieira da Silva. Realizada com o Grupo Educacional Kroton, a obra está em andamento e vai modificar o traçado geométrico daquela área com a retirada da rotatória, implantação de cruzamento semafórico e de retornos de quadra. O projeto inclui ainda o reordenamento viário com implantação de via de mão única em alguns trechos.

[e-s001]Outra parceria, está com o Hospital São Domingos, está em andamento e contempla obras do elevado da Cohama até o Roque Santeiro, no Bequimão. Com o reordenamento, o trecho ganha nova sinalização horizontal e vertical e mudança geométrica da via.

SAIBA MAIS

Iluminação
No conjunto de serviços que a Prefeitura realiza na cidade está incluída ainda a restauração de sistemas de iluminação com troca de itens, manutenção e implantação de novos pontos. Os trabalhos têm como objetivo dar mais segurança e são executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). As intervenções são importantes por proporcionar o desenvolvimento da cidade com as melhorias no sistema viário, enfatiza o titular da Semosp, Antônio Araújo. Totalizam 1.196 os pontos a serem substituídos, 194 expandidos e sete repostos, contemplando ainda serviços de melhorias, modernização, adequação e novas instalações de luminárias. Os serviços serão realizados nas avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira e Marechal Castelo Branco, alcançando 10 bairros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.