Arte

Painel em homenagem a São Luís será grafitado na Península

Mural será feito na parede lateral de uma loja na área da Península da Ponta d’Areia e artista terá como norte para essa obra a cultura maranhense, além da valorização do patrimônio histórico da ilha dos azulejos, São Luís

Robert Willian / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

O muralista Eduardo Kobra iniciou ontem, 8, seu primeiro mural no Maranhão. Uma homenagem aos 405 anos de São Luís, com 33,30 metros de comprimento por 10,3 metros de altura. O mural será feito na parede lateral de uma loja na Península.
O artista tem como norte para essa obra a cultura maranhense, bem como a valorização do patrimônio histórico da ilha dos azulejos, São Luís.

Kobra disse a O Estado que o grande diferencial dessa obra para as demais que a cidade tem será um olhar seu do mundo. “Acho que demonstrar o quanto é bonita a história e cultura do Maranhão, bem como a importância de valorizar isso, sobre uma nova ótica que tenho do mundo, será o principal foco nessa obra”, disse.

O artista
Eduardo Kobra é um expoente da neovanguarda paulistana. Começou como pichador, tornou-se grafiteiro e hoje se define como muralista. Seu talento brota por volta de 1987, no bairro do Campo Limpo com o pixo e o graffiti, caros ao movimento Hip Hop, e se espalha pela cidade e pelo mundo. Com os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo, ele derivou - com o Studio Kobra, criado em 95 - para um muralismo original - inspirado em muitos artistas, especialmente os pintores mexicanos e norte-americanos, beneficiando-se das características de artista experimentador, bom desenhista e hábil pintor realista. Suas criações são ricas em detalhes, que mesclam realidade e um certo "transformismo" grafiteiro.

O muralista brasileiro, nascido no bairro do Campo Limpo, em São Paulo, conta que aproveitou os poucos horários livres, especialmente no último dia, para visitar os murais de Bansky, nascido em Bristol, espalhados pela cidade inglesa. “Bansky é o artista que mais admiro. Tem um trabalho simples e, ao mesmo tempo, incrível e revolucionário. E é também um mito, porque consegue se manter como uma figura anônima mesmo em um mundo onde todos têm um celular para tirar fotos e rapidamente compartilhar nas redes sociais”, afirma.

SAIBA MAIS

No final do mês de junho, Eduardo Kobra lançou em São Paulo o primeiro livro sobre sua trajetória. Editado pela Arte Ensaio, “Kobra” (208 páginas, R$ 120,00) traz muitos dos murais feitos pelo artista no Brasil e no Exterior, entre 2013 e 2016. Além das fotos das obras, o livro tem textos de Celso de Campos Jr. sobre como foram concebidas cada uma dessas obras.

Eduardo Kobra fez recentemente uma outra viagem, de dois meses, por cinco países, onde realizou diversos murais. Em junho esteve na cidade de Chicago, Estados Unidos, onde fez o mural “Vivan Maier”, sobre a fotógrafa norte-americana (1º. de fevereiro de 1926, em Nova York a 21 de abril de 2009, em Illinois) que fez cerca de 150 mil fotografias, com sua Rolleiflex, das ruas das cidades, especialmente Chicago e Los Angeles, entre as décadas de 50 e 60.

Antes, entregou em Lisboa, Portugal, um mural de 11,5 por 15 metros, sobre o cacique Raoni (liderança indígena Kayapó). O mural foi realizado de 22 a 29 de maio, diariamente, das 8h às 21h. Com o novo mural Kobra retoma o tema do belo e impactante mural “Etnias - Todos Somos Um”, monumental trabalho, com 2.646,34m², que realizou no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, Rio de Janeiro, pouco antes dos Jogos Olímpicos.

No mural, estão representados os cinco continentes: Ásia - Karen, da Tailândia; Oceania - tribo Hulis, da Papua Nova Guiné; América - os Tapajós, da região amazônica; Europa - tribo Chukchis, da Sibéria e África - os Mulsi, da Etiópia. A obra foi reconhecida pelo Guinness World Records como o maior mural grafitado do mundo (mas agora foi superada pelo mural que Kobra fez, com impressionantes 5.742m², no paredão da empresa Cacau Show, no km 35 da rodovia Castelo Branco, no município de Itapevi, em São Paulo).

OBRAS NO BRASIL

1 – Oscar Niemeyer, Praça Oswaldo Cruz, av. Paulista, em São Paulo, São Paulo
2 - A Arte do Gol (projeto Muro das Memórias), av. Hélio Pellegrino com av. Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo
3 - Belém Antigo, esquina da rua Castilhos França com a rua Portugal, em Belém, Pará
4 - Candango, no Complexo Bancário, em Brasília.
5 - Chico e Ariano, na avenida Pedroso de Morais, Pinheiros, em São Paulo, São Paulo.
6 - Novos Ventos, nos tanques da Linde Gases, na rodovia Cônego Domênico Rangoni, no trecho do sistema Anchieta-Imigrantes, que liga Cubatão a Guarujá, São Paulo.
7 - Mural da 23 de Maio (projeto Muro das Memórias), av. 23 de Maio (próximo ao viaduto Tutóia), em São Paulo, São Paulo.
8 - Murais do Parque do Ibirapuera, ao lado do MAM, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, São Paulo.
9 - Pensador, Senac Tatuapé, em São Paulo, São Paulo.
10 – Muro das memórias, Senac Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.
13 – Gonzagão, Recife, Pernambuco.
14 - Viver, Reviver e Ousar, Igreja do Calvário, em Pinheiros, São Paulo, São Paulo.
15 - Brasil!, muro dMemórias Caixa d’água, Senac Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo.
11 – AltaMira (projeto Greenpincel), rua Maria Antônia, São Paulo, São Paulo.
12 - Muro das Mea usina termelétrica de Macaé, Rio de Janeiro.
16 – Sem Rodeio (Projeto Greenpincel), av. Faria Lima, em São Paulo, São Paulo.
17 – Muro das Memórias Senac Tiradentes, av. Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.
18 – Racionais MC’s, Capão Redondo, São Paulo, São Paulo
19 – Genial é Andar de Bike, Oscar Freire, São Paulo, São Paulo
20 – A Lenda do Brasil, rua da Consolação, São Paulo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.