Aniversário

Feira de livro é realizada com homenagens a São Luís

Em comemoração aos 405 anos de São Luís, aconteceu em um shopping da cidade, a 2ª Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense (Flaema)

Robert Willian e Catharine Leite / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

Nesta sexta-feira, 8, São Luís completou 405 anos. Em comemoração, uma vasta programação acontece durante a semana. Destacou-se neste dia, a segunda edição da Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense (Flaema), cujo patrono é o poeta maranhense Bandeira Tribuzi, que teve importante participação na cultura da capital ludovicense.

O evento foi organizado pela Viegas Editora, em parceria com a Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei) e com o São Luís Shopping.

Ao longo da programação, que ocorrerá até o dia 17, acontecerão na livraria (AMEI), eventos educativos, saraus, mesas, bate-papos, palestras, lançamentos de livros, debates e muito mais.
Ianara Costa, que fazia parte da organização do evento, falou sobre algumas das atividades desenvolvidas no Contexto Jovem.

“Hoje nós realizamos uma oficina de escrita criativa, no espaço Leia Mulheres, onde ensinamos como fazer a introdução, narrar um conto, dentre outras atividades que destacam os livros que viraram filmes”, concluiu.

Bandeira Tribuzi
Como patrono do evento, o poeta Bandeira Tribuzi foi o homenageado na abertura da programação, por isso, vale ressaltar a importância deste imortal como contribuinte para fixar a capital de São de Luís como Patrimônio Histórico e Cultural.

No dia 2 de fevereiro de 1927 nascia, em São Luís, José Tribuzi Pinheiro Gomes. Dentre tantas outras profissões, o poeta caminhou com desenvoltura pelo jornalismo, economia, política e música.

Como jornalista, trabalhou em diversos órgãos de imprensa, criou a revista Ilha e dirigiu vários jornais, como o Jornal do Povo e O Estado do Maranhão.


SAIBA MAIS

Bandeira Tribuzi foi funcionário público, na condição de economista e Chefe de Relações Públicas do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, e também Diretor do Banco do Estado do Maranhão. Tornou-se uma das figuras mais destacadas do planejamento econômico estadual, redigindo planos de governo e assessorando governadores. Além deste vasto gabarito profissional, representou o Maranhão no V Encontro Nacional de Secretários de Planejamento, em Porto Alegre, em 1973.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.