Encerramento

Encerra domingo o tradicional festejo religioso de São José de Ribamar

Novenas, missas, romaria e batizados fazem parte da programação desse evento e o último dia deve reunir milhares de religiosos para participar da procissão terrestre

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Procissão de encerramento do festejo em Ribamar.
Procissão de encerramento do festejo em Ribamar. (ribamar)

O tradicional festejo de São José de Ribamar, que este ano tem como tema referência ao Ano Mariano “José, artesão da fé, esposo de Maria, a mãe do Salvador”, começou desde o dia primeiro dia deste mês, mas chega ao fim neste próximo domingo. A programação de encerramento desse evento tem início a partir das 6 horas com a missa na Concha Acústica, logo após, haverá a missa tradicional das 8h30. Ainda durante a manhã vão ocorrer batizados na igreja e no período da tarde estão previstos missas e a procissão de encerramento.

A romaria de encerramento, também chamada de procissão de encerramento, vai sair da igreja às 16h e percorrerá a Avenida principal da Cidade Santuário. Na chegada da romaria, o arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva, presidirá a missa campal de encerramento do festejo, na Concha Acústica.

Segundo Dom Belisário, durante o encerramento do festejo de setembro é o único momento em que a imagem principal de São José de Ribamar desce do altar e é colocada no andor para veneração nas missas e procissão.

O arcebispo metropolitano de São Luís também declarou que o festejo deste ano fez referência ao Ano Mariano, com o tema: “São José de Ribamar, artesão da fé, esposo de Maria, a mãe do salvador”. No momento em que se fala em Maria lembra também de São José. “Esta festa tem uma relevância muito grande, por envolver todo o estado do Maranhão”, frisou Belisário.

Para os romeiros, o festejo é uma oportunidade de renovar a fé em Deus e alcançar graças pela intercessão de São José de Ribamar. “Ele é meu padrinho e todo ano, eu fico muito emocionada quando estou aqui. Ele é um bom pai para todos nós”, contou a devota e afilhada Maria do Perpétuo Socorro.

Festejo

De acordo com o reitor do santuário, padre Cláudio Roberto, o principal objetivo do deste ano foi cumprido. O festejo foi um ato de louvor a Deus, um grandioso momento de evangelização e encontro de pessoas. Já o festejo de São José de Ribamar de 2018 acontecerá de 21 a 30 de setembro.

Ainda segundo Cláudio Roberto, a programação do evento deste ano conta com dez dias de programação com missas, procissão, romaria, novenas e batizados. Ainda na manhã de sábado, 9, ocorreu a procissão marítima. Também nesse evento teve a participação do frei pernambucano frei Jeferson, da congregação Servos do Sagrado Coração de Jesus.

Serviço

O que: Encerramento do Festejo de São José de Ribamar, o padroeiro do Maranhão

Quando: Domingo (10 de setembro de 2017)

Onde: São José de Ribamar

Missas: 6h (Concha Acústica); 8h30 (Concha Acústica); 11h (igreja); 13h (igreja); 14h30 (igreja)

Batizados: 10h (igreja)

Procissão seguida missa de encerramento: 16h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.