É estranho!

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

Em nota encaminhada à redação de O Estado, a Secretaria de Comunicação e Articulação Política do governo estadual afirmou que a livre manifestação política é garantida para qualquer cidadão, mesmo sendo este investido de um mandato eletivo. Isso tudo foi para justificar a presença do governador Flávio Dino (PCdoB) no ato político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como para justificar o local, onde o evento ocorreu.
Realmente, não há problema na livre manifestação política do comunista. Mas é, no mínimo, questionável um governador abrir espaço na frente do Palácio dos Leões para que uma estrutura com palco, som e iluminação seja montada para um ato político com clima de campanha eleitoral.
Somente não soará questionável, evidentemente, se o governador abrir o mesmo espaço, com estruturas similares, para a manifestação política de outros partidos.
Ou seja, se o PSDB quiser fazer um ato político em prol do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, posto como pré-candidato a presidente da República, o governador deveria, democraticamente, ceder o mesmo espaço privilegiado. Assim como se o PDT quisesse o mesmo, ou o PMDB decidisse fazer uma festa política para uma eventual pré-candidatura.
Tudo, claro, com direto a transmissão ao vivo pela emissora de rádio oficial do Estado, como ocorreu durante o evento petista.
Então tá.

Falta explicar
O governo Dino ainda não explicou de forma clara o que aconteceu com a funcionária Alana Lopes, que recebe salário desde o início de 2017 sem dar expediente na Secretaria Estadual de Saúde.
O argumento de que ela está de licença de saúde - que foi concedida sem ser pedida pela funcionária - serve somente para a formalidade da pasta.
Segundo deputados da oposição, Alana Lopes trabalha em sua empresa de buffer e não demonstra qualquer problema de saúde.

Saída
A saída para conseguir respostas foi provocar o Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão de fiscalização investigue e denuncie o caso à Justiça.
A representação foi do deputado estadual Sousa Neto (PROS). Ele pede apuração do MPF à postura de Flávio Dino no caso, pelo suposto crime de prevaricação.
Será que a provocação terá resposta? Será que o MPF vai apurar o caso?

Muito alarde
Flávio Dino tenta passar a impressão de que é um governador que fez muito por São Luís com obras de remendo de ruas e avenidas.
Até o momento, o governador comunista gastou muito e fez pouco pela capital. Não há qualquer grande obra de sua gestão. O que existe é muito alarde.
O que se vê, de fato, são acréscimos feitos em obras deixadas pela gestão passada.

Sem resultado
Os vereadores de São Luís não votaram o projeto de lei que prevê a regulamentação do serviço do aplicativo Uber na capital.
A promessa do presidente da Casa, Astro de Ogum (PR), era que a matéria seria apreciada durante a semana que passou.
Entretanto, a proposta não foi enviada sequer para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Além dessa comissão, a matéria deve passar ainda pela Comissão de Transportes.

Adin
O vereador Francisco Carvalho (PSL) pretende solicitar ao procurador-geral de Justiça, Gonzaga Coelho, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.
A ação é contra a lei do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) que mudou os limites dos municípios da Ilha de São Luís.
Segundo o parlamentar, a lei trouxe prejuízos, principalmente para São Luís, que perdeu território e também tributos como o IPTU.

Comentário
A ex-governadora Roseana Sarney comentou sobre as últimas manifestações do presidente nacional do PMDB, Romero Jucá, que declarou apoio à candidatura da peemedebista ao governo do Maranhão.
Segundo Roseana, a declaração de apoio ao nome dela é um reconhecimento ao trabalho que ela desenvolveu enquanto governava o Maranhão.
“É sinal de reconhecimento da minha liderança no estado e do trabalho que realizei em benefício de todos os maranhenses”, disse a ex-governadora.

ID Jovem
O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) participou, no último fim de semana, do lançamento do Programa Identidade Jovem (ID Jovem), na cidade de Timon.
O projeto já beneficiou mais de 44 mil jovens carentes. O lançamento foi feito pelo secretário nacional da Juventude, Assis Filho.
Edilázio participou do evento ao lado da vereadora Socorro Waquim, ex-prefeita do município, e dos vereadores Anderson Pêgo e Henrique Júnior.

E MAIS

• O PT promete voltar a pressionar o prefeito Edivaldo Júnior para que os compromissos assumidos em 2016 sejam cumpridos.

• Na Assembleia Legislativa, o pós feriadão deverá ser marcado por mais uma semana em que os deputados governistas fazem corpo mole para votar matéria do Executivo.

• Os aliados do governador Flávio Dino tentam a todo custo colar imagens de nomes nacionais da política denunciados pela PGR a membros do grupo Sarney.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.