Barreiras e radares na Ilha

Radares eletrônicos de São Luís serão verificados após ação em BRs

De acordo com o Inmeq, responsável pela inspeção de dispositivos eletrônicos, procedimento deverá ocorrer nas próximas semanas; após essa fase, câmeras e radares serão acionados, e começará campanha educativa para motoristas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Radares estarão em funcionamento em breve
Radares estarão em funcionamento em breve (fotossensor)

A verificação da nova estrutura de fiscalização eletrônica de São Luís, que começou a ser instalada no mês passado em 32 pontos da cidade, será feita após checagem de radares e barreiras em rodovias maranhenses. De acordo com o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) - órgão ligado ao Governo do Estado -, a inspeção dos equipamentos instalados no território ludovicense acontecerá nas próximas semanas, a partir da programação das atividades do órgão, que está verificando os radares que estão em BRs que cortam o Maranhão.

Os testes a serem feitos por técnicos do Inmeq nos equipamentos que farão o monitoramento do fluxo de veículos em São Luís serão indispensáveis para saber, por exemplo, se as câmeras instaladas por empresa terceirizada contratada pela Prefeitura de São Luís captam as imagens em tempo real. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), responsável pela fiscalização eletrônica da cidade, o trabalho do Inmeq é a última etapa de testes antes do funcionamento pleno dos novos equipamentos.

A estrutura de fiscalização eletrônica de São Luís (radares e câmeras) é de responsabilidade da empresa goiana SigVias, que substitui o empreendimento Arco Sinal, cujo contrato com a Prefeitura foi rompido em abril deste ano. Enquanto o Município alegou que a empresa não “cumpriu com itens do contrato”, representantes da Arco Sinal afirmaram que havia débitos com o poder público. As possíveis pendências financeiras da Prefeitura de São Luís com a Arco Sinal foram confirmadas pelo titular da SMTT, Canindé Barros e divulgadas por O Estado em sua edição do dia 1º de maio deste ano.

Em 12 de julho, o Município divulgou que já havia assinado contrato com a “nova empresa responsável pela instalação e operacionalização do sistema de fiscalização eletrônica”. Segundo a Prefeitura, o vínculo estaria avaliado em pouco mais de R$ 15 milhões.

Enquanto os equipamentos não estão em funcionamento, motoristas da capital maranhense estão com receio e circulam com cuidados nos pontos em que a estrutura de câmeras e radares já foi montada (casos, por exemplo, das avenidas Colares Moreira, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche e Carlos Cunha).

O funcionamento dos novos equipamentos ocorrerá com atraso na cidade, já que, de acordo com o secretário Canindé Barros, em entrevista à Rádio Mirante AM no dia 12 de julho, a operacionalização da fiscalização eletrônica começaria no início do mês passado, o que não ocorreu. Indagada, a Prefeitura - até o fechamento desta edição - não informou sobre o porquê do atraso.

NOTA DO INMEQ

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) informa que o ofício para vistoria foi recebido nesta quinta-feira (31). A averiguação dos fotossensores entrará na programação de atividades do órgão. O agendamento deve ocorrer nas próximas semanas, uma vez que, nos próximos dias, a agenda de trabalho dos técnicos atenderá à verificação de radares e barreiras instaladas nas BRs do Maranhão, conforme cronograma prévio.

Números
R$ 15 milhões
é o valor do contrato entre a Prefeitura e a empresa mantenedora da fiscalização eletrônica de SL
32 é o total de pontos que serão monitorados da cidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.