Cirurgias

HU-UFMA é autorizado a realizar transplantes de coração e fígado

Depois de rigorosa vistoria física, em equipamentos e no quadro de profissionais, o MS credenciou o Hospital Universitário a realizar dois procedimentos cirúrgicos considerados de grande relevância para o Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
O Hospital Universitário da UFMA realizará transplantes de coração e fígado
O Hospital Universitário da UFMA realizará transplantes de coração e fígado ( O Hospital Universitário da UFMA realizará transplantes de coração e fígado)

SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), única unidade transplantador do Maranhão, recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar mais dois tipos de transplantes: coração e fígado.

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, o credenciamento coloca o hospital em um patamar elevado como prestador de serviços de alta complexidade no estado e na região. “O hospital só é credenciado depois de passar por uma rigorosa vistoria do ministério. São avaliados infraestrutura física, equipamentos e equipes profissionais. É mais um grande serviço que prestaremos à população”.Ela considera que o hospital universitário deu mais um passo importante em prol da assistência à saúde no estado.

O ex-reitor Natalino Salgado, que participou da equipe que fez o primeiro transplante de rim, em 2000, diz acreditar que a autorização para transplantes de coração e fígado se deve ao corpo clínico competente e especializado em diversas áreas. “Temos feito um grande esforço para ampliar o número de transplantes e diminuir a fila de espera. O HUU-UFMA é um hospital de ensino e pesquisa, mas tem o dever de colocar a saúde da população em primeiro plano”.

Sensibilização

Uma vasta programação, com atividades educativas e culturais, será desenvolvida ao longo de todo este mês para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Para se tornar um doador de órgãos, basta comunicar a família. No Brasil, a doação é consentida e somente pode ser concretizada diante da autorização da família. A doação só ocorre com autorização dos parentes mais próximos. A campanha pretende ressaltar a importância das pessoas conversarem com seus familiares e expressarem o desejo de se tornarem doadores após a morte.

Atualmente, a negativa familiar é o principal motivo para a não doação. As ações da campanha incentivam o cidadão a declarar para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos, tendões, pele, córneas e valvas cardíacas, ou seja, um único doador pode salvar até dez vidas.

Dados

No Maranhão, o serviço de transplantes de órgãos teve início em 2000 com a inauguração da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – CNCDO/MA, no Hospital Universitário da UFMA. Desde então, foram realizados 2115 procedimentos, sendo: 1542 transplantes de córnea e 573 de rim.

No ano em que iniciou o Programa foram realizados apenas cinco transplantes. Somente em 2017 já chega a 202 pacientes transplantados. O aumento é considerável se levarmos em conta que o estado não tinha tradição nessa área de tratamento terapêutico, porém, ainda incipiente considerando que a demanda pelo serviço cresce a cada dia. Atualmente, a CNCDO tem uma lista de espera 914 pacientes; sendo 701 receptores para córnea e 213 para rim.

Frase

“O hospital só é credenciado depois de passar por uma rigorosa vistoria do ministério. São avaliados infraestrutura física, equipamentos e equipes profissionais. É mais um grande serviço que prestaremos à população”

Joyce Santos Lages

Superintendente do HU-UFMA

QUADRO

Ações da Campanha de Doação de órgãos 2017

Para sensibilizar a população a doar órgãos, o Hospital Universitário desenvolverá diversas ações nos seguintes locais:

Cronograma Geral

- Local - HU-UFMA (Recepção da Unidade Presidente Dutra)

- Ação: Sensibilização (CIHDOTT)

- Data: 11.09.2017 a 15.09.2017

--------------------------------------

Local- UPA Cidade Operária

Ação : Sensibilização

Data: 12.09.17 (terça-feira)

---------------------------------

Local: Assembleia Legislativa

Ação: Abertura oficial

Dia: 13.09.17 (quarta-feira)

Horário: 11h

-------------------------------

Local: Tropical Shopping

Ação: Mobilização

Data: 16.09.17 (sábado)

Horário: 9h às 21h

----------------------------

Local: Faculdade IESF

Ação: Palestra

Dia: 16.09.17 (sábado)

Horário: 8h

-----------------------------------

Local: Feirinha da Prefeitura de São Luís - Praça Benedito Leite

Ação:Blitz

Data: 17.09.17 (domingo)

Horário: 9h às 15h

----------------------------

Local: HU-UFMA (Recepção da Unidade Materno Infantil)

Ação: Sensibilização (CIHDOTT)

Dia: 18.09.2017

----------------------------------------

Local: Faculdade Maurício de Nassau

Ação: Palestra

Dia: 19.09.17 (terça-feira)

----------------------------------

Local: Shopping Pátio Norte

Ação: Mobilização

Dia: 20.09.17 (quarta-feira)

Horário: 9h às 22h

-----------------------------

Local: Shopping da Ilha

Ação: Mobilização

Dia: 21.09.17 (quinta-feira)

Horário: 9h às 22h

-------------------------

Local: Faculdade Estácio

Ação: Palestra

Dia: 22.09.17 (sexta-feira)

Horário: 9h

----------------------------

Local: Litorânea

Ação: Caminhada

Dia: 23.09.17 (sábado)

-----------------------------------

Local: Reserva do Itapiracó

Ação: Aulão de zumba

Dia: 30.09.17 (sábado)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.