Vida | Beleza

Solução para cabelos bonitos pode estar no cardápio do dia a dia

Nutrientes certos garantem a saúde dos fios e realçam beleza de dentro para fora, afirma especialista; estresse, alterações hormonais e dietas influenciam
06/09/2017

SÃO PAULO - O uso contínuo de químicas, como escova progressiva, relaxamento e tinturas ou procedimentos que exigem secador e chapinha, podem danificar o cabelo e comprometer a saúde dos folículos capilares, causando quebras, enfraquecimento e, até mesmo, a queda dos fios. Mas, além desses, outros fatores também podem influenciar no aspecto dos cabelos, como períodos de estresse, alterações hormonais e dietas restritivas. Para driblar essa situação, não basta recorrer apenas ao salão de beleza, pois o problema pode ser de dentro para fora, causado por alguma deficiência nutricional.
Os cuidados que promovem o crescimento e garantem força e brilho aos cabelos vão muito além dos cosméticos tradicionais vendidos em perfumarias. É claro que eles ajudam, mas a base para evitar cabelos fragilizados está na dieta. Certos alimentos fornecem os nutrientes necessários para a preservação capilar. Alguns podem ser aplicados diretamente nos cabelos, mas a maioria deve ser consumida regularmente para assegurar os melhores resultados.
Como diz o ditado: os cabelos são a moldura do rosto e essa é uma das premissas de muitas pessoas. Os fios – ou a falta deles – afetam a autoestima de homens e mulheres, mas não basta investir em um bom shampoo e condicionador para mantê-los bonitos, pois, assim como o restante do corpo, eles também precisam de diversos nutrientes para serem fortes e saudáveis, e esses só podem ser adquiridos através de um cardápio balanceado, que contenha vitaminas, minerais e proteínas adequados. Se você costuma lavar, hidratar e cortar o cabelo de forma regular, mas mesmo assim ele apresenta um aspecto fragilizado, com danos e quebras, é hora de prestar atenção à dieta.
A alimentação reflete diretamente no corpo, tanto de maneira positiva quanto negativa, tudo depende do que compõe nosso prato, por isso, manter uma dieta equilibrada é essencial, não apenas para a saúde interna do organismo, como também para a boa aparência física. As necessidades nutricionais da pele, unhas e cabelos são supridas através das propriedades dos alimentos, e, se isso não acontece, surgem as deficiências. É aí que os sinais começam a ser visíveis, como quebra de unhas e fios, ressecamento, dificuldade de crescimento, entre outros. Para prevenir e combater esses distúrbios estéticos, que além de prejudicar a saúde ainda diminuem a autoestima, é necessário mudar os hábitos alimentares e investir em um cardápio estratégico.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte