Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
O TRIBUNAL Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) elegeu ontem, por aclamação, para o cargo de Ouvidor-Geral do Maranhão, Eduardo José Leal Moreira (na foto com o desembargador Ricardo Duailibe e Daniel Blume de Almeida). Para o cargo de ouvidor-substituto foi eleita Kátia Coelho de Sousa Dias
O TRIBUNAL Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) elegeu ontem, por aclamação, para o cargo de Ouvidor-Geral do Maranhão, Eduardo José Leal Moreira (na foto com o desembargador Ricardo Duailibe e Daniel Blume de Almeida). Para o cargo de ouvidor-substituto foi eleita Kátia Coelho de Sousa Dias
Artista maranhense consagrada como uma das mais talentosas intérpretes da MPB contemporânea, Rita Benneditto será destaque na festa de comemoração dos 405 anos de São Luís. O show acontece na noite desta sexta-feira, dia 8, no Espigão da Península da Ponta D’Areia, e reunirá milhares de pessoas à beira-mar. Para o show, a cantora preparou um roteiro com músicas gravadas ao longo dos seus 25 anos de carreira, mesclando sucessos como Jurema, Filhos da Precisão, Lenha, Domingo 23, A Deusa dos Orixás e Tambor de Crioula. Na foto Rita Benneditto no Solar do Jambeiro
Artista maranhense consagrada como uma das mais talentosas intérpretes da MPB contemporânea, Rita Benneditto será destaque na festa de comemoração dos 405 anos de São Luís. O show acontece na noite desta sexta-feira, dia 8, no Espigão da Península da Ponta D’Areia, e reunirá milhares de pessoas à beira-mar. Para o show, a cantora preparou um roteiro com músicas gravadas ao longo dos seus 25 anos de carreira, mesclando sucessos como Jurema, Filhos da Precisão, Lenha, Domingo 23, A Deusa dos Orixás e Tambor de Crioula. Na foto Rita Benneditto no Solar do Jambeiro

Rumo a Nova York
Considerada uma das mais importantes e sólidas grifes mundiais de móveis e referência internacional entre as fábricas de produtos high-end, a Florense, com sede no Rio Grande do Sul, há mais de dois anos inaugurou uma loja que é sucesso em Nova York.
Para conhecer esse novo espaço e as tendências da moda em móveis e decoração, a Florense, que é franqueada em São Luís pelos empresários Ernando e Fátima Cavalcante e o filho Ramon Cavalcante, estão levando um grupo de decoradores e arquitetos para passar uma semana em Nova York.
Fazem parte da caravana liderada por Ramon Cavalcante (acompanhado da esposa, arquiteta Jéssica Abdalla), Cintia Klamt Motta, Andrea e Camila Salomão, Karla Baldez (com o marido Gilvan Saboia Vieira), Grace Dantas e Fernanda Andrade (com o marido Kenard).

“Imagine” para crianças
A canção “Imagine”, uma das mais famosas de John Lennon, serviu de inspiração para um livro infantil.
A história contará as aventuras de um pombo que viaja o mundo inteiro espalhando mensagens de esperança e tolerância.
O livro ilustrado será lançado no dia 21 de setembro, data em que é comemorado em diversos países o “Dia Internacional da Paz”.
Os lucros serão revertidos para a ONG Anistia Internacional (AI), que tem como hino a canção do ex-Beatle.
Yoko Ono, que foi companheira de John Lennon, transmitiu no prólogo do livro toda sua felicidade por ver o texto do marido reproduzido na obra.

Para negociar dívidas
O Poder Judiciário do Maranhão vai realizar, no período de 23 a 27 de outubro, o Balcão de Negociação de Dívidas, para conciliação de débitos em processos executivos fiscais ou na fase administrativa.
Para o evento, há previsão de redução de até 100% em juros e multas e outros benefícios em favor dos devedores de IPVA, ICM, ICMS e ITCD.
O mutirão de negociação foi confirmado esta semana, em reunião entre o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, o juiz coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, Alexandre Abreu, o procurador-geral adjunto, Oscar Medeiros Júnior; e a chefe de gabinete da SEFAZ, Maria de Fátima Pereira da Silva.

Em Barreirinhas
Tudo pronto para a apresentação dos irmãos Rafa e Pipo Marques, filhos do cantor Bell Marques, em Barreirinhas.
Os novos galãs da axé music se apresentam nesta sexta-feira,ao lado do grupo Aviões do Forró, que hoje é liderado apenas pelo cantor Xand Avião.
O evento será no Porto Marina, bem próximo da Beira-Rio da cidade.

Corrida Coração Saudável
O UDI Hospital já abriu as inscrições para a II Corrida e Caminhada “Coração Saudável”. A segunda edição da maratona vai ser realizada no dia 30 de setembro, com percursos de 5 km e 10 km, pela Via Expressa. Os interessados em participar desse evento esportivo voltado para melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades deverão acessar o site www.eucorromais.com.br para garantir uma vaga. Vale lembrar que o evento tem premiação total de R$ 4 mil.

TRIVIAL VARIADO

É hoje, em Vila do Conde (Portugal) o casamento religioso dos jovens Pedro Frota e Juliana Faria, filhos, respectivamente, de Ana Teresa e Antonio Carlos Frota e de Telma e Manuel Faria.

Três competentes profissionais da Medicina no Maranhão compõem o quadro do setor de Cardiologia da Clínica Imedical,
no Shopping da Ilha, primeira e única a dispor de tomógrafo multislice 16 canais do mercado: Demmis Cardoso, Gustavo Gama e Waldiane Sousa.

A marca internacional Calvin Klein, com charmosa loja no São Luís Shopping, caprichou na coleção primavera-verão, com pinceladas expressivas e estampas florais ou abstratas para o calor, que está sempre em alta em São Luís.

O governador Flávio Dino foi homenageado pelo Instituto Florence de Ensino pelas iniciativas de requalificação da Praça Odorico Mendes, que fica próximo à instituição, na Rua dos Remédios.

Além de José Aparecido Valadão, também estiveram em Londres participando do Congresso Mundial de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, seus colegas cirurgiões Abdon Murad Jr. e Christian Lamar.

O presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan, profere a palestra “Modernização Trabalhista”, na tarde do próximo dia 12 de setembro, no Salão Nobre da Casa da Indústria.

A artista plástica Maria Clara Lemos Vidotti apresenta até o dia 15 de setembro,
no Fórum Des. Sarney Costa, suas “Múltiplas Faces” – exposição que utiliza, em especial, a figura feminina e homens afeminados, com um misto de realismo e abstracionismo, para exprimir suas emoções.

Grupo do Maranhão que está circulando na Itália nesta primeira semana de setembro: Eduardo Jorge Lago e Manuela, Ricardo Gonçalves e Márcia Paz, José Pires de Castro e Guga, Alexandre Brandão e Marianna.

DE RELANCE

10 anos sem Pavarotti
A Itália está celebrando os 10 anos da morte de um dos maiores cantores de ópera de todos os tempos, o italiano Luciano Pavarotti, ocorrida em 6 de setembro de 2007. O astro, vítima de um câncer pancreático, ainda continua sendo uma lenda da música. Pavarotti nasceu em 1935, em Modena, e sua carreira como tenor começou em 1961, na Itália. Seus primeiros passos na música foram aos 9 anos de idade, quando começou a cantar com o pai em um pequeno coral local, mas seu verdadeiro sonho era ser goleiro profissional de futebol.

10 anos sem Pavarotti 2
Aplaudi Pavarotti em três oportunidades inesquecíveis. A primeira, no famoso Concerto dos Três Tenores, nas Termas de Caracalla, em 1990. A segunda, em 1993, no Central Park, em Nova York. E terceira – e mais rápida e inusitada de todas – foi em Manaus, quando tive a glória de chegar ao Teatro Amazonas na mesma hora em que o astro estava visitando o local e decidiu testar a acústica do teatro cantando Nessun Dorma, a capella. Eu estava a caminho do Hotel Ariaú, situado em um afluente do Rio Negro, próximo ao arquipélago de Anavilhanas, a 60 Km de distância de Manaus. Pavarotti estava voltando de lá.

No Castelo da Fantasia
Depois de dar um show com casa lotada no Iate Clube no último sábado, a Casa das Dunas prossegue no agito de sua agenda de eventos. Dentre tantos, um já está movimentando a bilheteria. Trata-se do show da cantora Ludmilla, que vem no dia 27 de outubro para a festa Castelo da Fantasia, que retorna à agenda totalmente repaginada e com muito glamour. Sem dúvida, é um dos eventos mais lúdicos do ano dedicada à ala jovem.

Investimentos em queda
Os investimentos em ciência e tecnologia estão caindo. Em 2013, tinham atingido 8 bilhões e 200 milhões de reais. Hoje, não passam de 3 bilhões e 300 milhões. Menos do que o pretendido fundo público para financiar campanhas eleitorais. Descuidar nesta área tem custo: o Brasil é o 46º país no ranking de inovação da Bloomberg, empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro.

Passeio Ciclístico
Em comemoração a 25ª edição da Festa da Luz no Cohatrac, vai acontecer, no dia 17 de setembro, o IV Passeio Ciclístico do Círio de Nazaré, com concentração às 7h30 e largada às 8h, na Praça em frente à Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
O evento é aberto ao público e são aguardas mais de 300 pessoas, que terão direito a uma camisa e a participação em vários sorteios.

Triste constatação
De 4 mil e 300 faculdades, que passaram pelo crivo do Ministério da Educação, 27 por cento tiveram notas insatisfatórias. Aparentemente, cometem fraude. No fundo, é crime. Como em qualquer outro País, muitos brasileiros sonham em cursar o nível superior. A maioria só consegue lugar em instituições privadas, que cobram mensalidades caras. Os alunos se submetem ao sacrifício do pagamento e, ao final, ficam aquém dos requisitos para disputar vagas no mercado de trabalho.

Triste constatação 2
Um exemplo é o alto índice de reprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
Outra constatação do Ministério é que, de 154 cursos de Medicina avaliados, 27 tiveram conceitos abaixo do mínimo exigido. O Ministério não pode só constatar, como vem fazendo há tempo. Deve forçar a melhoria do ensino ou fechar logo as faculdades. Ficar como está é um atentado à formação correta de profissionais.

Vale refletir com Oscar Niemeyer:
“Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade: o primeiro é manter a memória em dia. O segundo eu não me lembro."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.