Eleições 2018

Lula reúne caravanas do interior em ato público na praça Pedro II

Em palanque montado em frente ao Palácio dos Leões, ex-presidente fez críticas à Lava Jato, atacou o promotor que gerou sua condenação e declarou-se candidato em 2018

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

Ao som de axé, bumba-meu-boi e tambor de crioula, o PT conseguiu reunir pelo menos 1 mil militantes de vários municípios maranhenses no último ato da caravana "Lula pelo Brasil" no Nordeste. O evento, com cara de comício, ocorreu ontem na Praça Dom Pedro II, em frente aos palácios dos Leões e de La Ravardière, em São Luís, é foi marcado por uma série de críticas do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) à Lava Jato.

Para ele, o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal e a Justiça lhe devem um pedido de desculpas.

"Se eles pegarem na minha vida um real de desvio, eu venho aqui pedir desculpas para vocês. Eu quero é que eles tenham a coragem de um dia pedir desculpas a mim", disse.

O petista chamou de "mentiras" as denúncias formuladas contra ele.

"Eles nao tem como desfazer o que mentiram, porque mentiram demais", acrescentou.
E voltou a se referir diretamente ao MPF, à PF e à Justiça ao dizer que é deles o "problema" criado a partir do seu envolvimento na Lava Jato.

"Se eles inventaram uma mentira para me julgar e não sabem como sair dessa mentira, é um problema deles", completou.

Tríplex - Lula também comentou a sua recente condenação pela Justiça Federal de São Paulo no caso do Tríplex no Guarujá.

Ele criticou a postura do promotor Cassio Conserino, que formulou a denúncia. "Chamou o PT de organização criminosa, disse que o PT foi criado para assaltar o Brasil, mas não foi às audiências", afirmou.

O ex-presidente reforçou que arrolou mais de 70 testemunhas nesse processo, e que todas compareceram para prestar depoimentos. "Não quero julgar ninguém, mas porque ele não foi?", questionou.

Sobre as eleições de 2018, o petista garantiu que será candidato. "Não sei o que eles querem fazer comigo, sinceramente eu não sei, mas se pensam que vão barrar minha candidatura eu digo que sou candidato e sou candidato para ganhar", disse. E pediu que os adversários "tenham coragem" de enfrentá-lo nas urnas.

Lula recebe título de cidadão maranhense

O ex-presidente Lula foi homenageado por deputados estaduais e recebeu ontem, no palanque montado em frente ao Palácio dos Leões, o título de cidadão maranhense.
A honraria havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa em 2011, por iniciativa do então deputado Magno Bacelar (PV) - hoje prefeito de Chapadinha.

A medalha Manoel Beckman foi concedida, segundo justificativa do autor à época, pelo empenho do petista para a implantação da Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira.

O empreendimento acabou nunca saindo do papel.

A homenagem foi formalizada no ato de encerramento da caravana "Lula pelo Nordeste" depois de a Assembleia aprovar, há duas semanas, projeto de decreto legislativo de autoria do deputado Zé Inácio (PT) dispensando a realização de uma sessão solene para a entrega da honraria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.