Detalhes

Exército organiza Desfile da Independência em SL

Na manhã de ontem, ainda não havia sido iniciada a montagem da estrutura para o desfile cívico; houve discussão dos detalhes do evento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - Patriotismo, cidadania, orgulho. Sentimentos que devem tomar os corações das centenas de pessoas que participarão do Desfile da Independência, na manhã desta quinta-feira, 7, na Avenida Senador Vitorino Freire, Areinha. Organizado pela Forças Armadas, por meio do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o desfile reunirá militares, estudantes e a população, demonstrando o entusiasmo em reverenciar a pátria neste grande ato cívico.

Na manhã de ontem, ainda não havia sido iniciada a montagem da estrutura para o desfile cívico. A área ainda estava sendo limpa, e um caminhão com o equipamento já estava na Avenida Senador Vitorino Freire para preparar a montagem de camarote onde autoridades acompanharão o evento.

O Exército está coordenando o desfile de 7 de Setembro, em parceria com o Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís. Ontem, houve reunião para discutir os detalhes do evento. Várias outras instituições estarão fazendo parte desse momento cívico, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.

O comandante do 24° BIS, Marcos Vinícius, disse da importância desse momento. “É uma data importante que celebramos nossa independência. Participaremos com nossa tropa e nossa banda, além das crianças da escola Duque de Caxias, apadrinhadas pelo exército, com quem desenvolvemos atividades desportivas”, frisou.

Haverá, entre outros veículos, várias viaturas do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da tropa que seguirá a pé, para a população acompanhar boa parte desses profissionais que atuam diariamente na capital maranhense.

SAIBA MAIS

Histórico

De acordo com o Arquivo Histórico do Exército, as comemorações do Dia da Pátria começaram no século XIX. A data perdeu destaque no período de Regência (1831 a 1840) e voltou a recuperar a importância histórica com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, em 1840. Nacionalmente, o principal desfile ocorria no Rio de Janeiro, então capital do País. Depois, com a fundação de Brasília, passou pelo Eixo Rodoviário, pelo Setor Militar Urbano (SMU) até que, em 2003, foi para o local onde ocorre, atualmente, a Esplanada dos Ministérios. Anualmente, milhares de pessoas se reúnem em avenidas na maioria dos municípios do Brasil para celebrar a Independência do País, comemorada neste 7 de setembro com desfiles cívico-militares. Neste ano, está sendo celebrado o 194º ano da independência do Brasil de Portugal, declarada em 1822.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.