Projetos e demonstrações

Estudos de robótica são apresentados em mostra do Sesi

Evento foi encerrado na tarde de ontem; além de experimentos, ferramentas de aprendizado

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - Os projetos na área de robótica desenvolvidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Maranhão foram apresentados durante a Mostra de Educação Qualidade Sesi, encerrada na tarde de ontem (5), em São Luís. O evento, promovido desde o dia 2 deste mês na praça de eventos do Shopping da Ilha (em São Luís), apresentou – além de experimentos tecnológicos – novidades em ferramentas de aprendizado, como aplicativos e softwares.

Em um dos estandes montados na área do centro comercial, jovens de 17 a 20 anos do 3º ano do Ensino Médio da unidade do Sesi na capital maranhense expuseram protótipos que, dependendo da lógica implantada, realizam movimentos complexos e sem o auxílio direto do homem. Um dos desenvolvedores do projeto, o jovem Antonino Medeiros (estudante do 3º ano), disse a O Estado que o trabalho foi apresentado recentemente em Minas Gerais. “Foi em março deste ano, quando participamos representando o Maranhão em campeonato de robótica”, disse. O jovem disse com orgulho que, com o projeto, o estado conquistou o quarto lugar na disputa.

Já o jovem Matheus Costa, também aluno do 3º ano do Ensino Médio, informou que – além do projeto de robótica – também preparou uma espécie de holter (equipamento que avalia a frequência cardíaca) para a população canina. “Este trabalho já foi apresentado. No entanto, ainda precisa ser patenteado”, disse.

Em outro espaço apresentado pelo Sesi, era possível se submeter à demonstração de softwares que auxiliam os alunos, no dia a dia, nas aulas de Português e Matemática. Os recursos permitem, por exemplo, maior interatividade entre professor e estudante em sala de aula. “Desta forma, a aula fica ainda mais interessante e o aluno ou a aluna ganha mais interesse pelo tema”, disse a professora do Sesi Nívea Marliane.

Além dos projetos de robótica e de softwares, técnicos do Sesi também distribuíram alimentos produzidos a partir das oficinas realizadas na Indústria de Autonomia do Cotidiano, outro projeto da instituição. “Avaliamos como um sucesso o nosso evento, até para apresentar ao público os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da instituição”, disse a superintendente regional do Sesi no Maranhão, Roseli Ramos.

Além de acompanhar as exposições, quem acompanhou a Mostra de Educação desde o primeiro dia também apreciou apresentações teatrais, de dança e de música.

SAIBA MAIS

O projeto Sesi Indústria de Autonomia do Cotidiano é uma solução da instituição que visa instrumentalizar crianças e jovens em competências e habilidades nas tarefas diárias, como de preparo de lanches, refeições e sobremesas na linha de alimentação saudável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.