Nações Unidas

Maduro vai falar no Conselho de Direitos Humanos de ONU

Em agosto deste ano, o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos afirmou que o governo venezuelano vinha recorrendo ao uso de força excessiva contra manifestantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
( O presidente Nicolás Maduro faz apelo ao povo da Venezuela)

CARACAS - O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, vai falar ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, no dia 11 de setembro.

De acordo com a agência Reuters, a informação foi confirmada por uma porta-voz da ONU. "Recebos hoje uma 'comunicação verbal' que ele está vindo", disse o porta-voz Rolando Gomez, acrescentando ainda que o presidente venezuelano vai falar na abertura da sessão do conselho.

Maduro vem sendo criticado por Washington, pelas Nações Unidas e por vários países latino-americanos por anular o Congresso liderado pela oposição, reprimir os protestos, condenar inimigos políticos e impedir a entrada de ajuda humanitária estrangeira para tentar aliviar uma grave crise econômica instalada no país.

Força excessiva

Em agosto deste ano, o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al Hussein, afirmou que o governo venezuelano vinha recorrendo ao uso de força excessiva contra manifestantes que protestam contra Maduro.

"As entrevistas realizadas a distância (...) sugerem que na Venezuela tem acontecido um uso generalizado e sistemático de força excessiva e detenções arbitrárias contra os manifestantes. Milhares de pessoas foram detidas arbitrariamente, muitas delas foram vítimas de maus-tratos e inclusive de torturas", declarou Al Hussein, em um comunicado.

Na época, o governo venezuelano qualificou de mentiroso o relatório. "É reprovável eticamente que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (...) apresente semelhante mentira ao mundo como conclusões" de um organismo mundial, assinalou a chancelaria em Caracas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.