Lançamento

Corpo e literatura em noite de autógrafos

Júlia Emília relança hoje, às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão, o livro “Vivendo Teatrodança, investigações de uma artista maranhense para crianças de qualquer idade”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Atriz lança livro hoje
Atriz lança livro hoje (Júlia Emília)

SÃO LUÍS-A artista Júlia Emília faz hoje, às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande), uma noite de autógrafos do livro “Vivendo Teatrodança, investigações de uma artista maranhense para crianças de qualquer idade”, com performance da autora. A publicação é um ensaio analítico composto por textos dramatúrgicos, processos fundamentados, fotos e clipping que registram parte da história pioneira da dança e da cena maranhense a partir de sua trajetória.

Publicado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o livro traz a história do grupo Teatrodança, fundado por Júlia Emília e que figura há décadas no mercado maranhense. São estudos e experimentações que resultaram nos espetáculos “Bicho Solto Buriti Bravo”, “O Baile das Lavandeiras” e “Meninos em Terras Impuras”.

Nas páginas da publicação, é possível que o leitor compartilhe as muitas experimentações do grupo que foi fundado em 1985 e traz como proposta uma investigação diferenciada em dança, unindo corpo, cena, literatura e música. Neste processo, o trabalho com os dançarinos-atores-criadores se caracteriza pela experiência continuada e progressiva que passa por memórias, consciências, trânsitos e experimentações em determinados momentos das vidas de cada um ou do coletivo artístico.

Trajetória

“Vivendo Teatrodança, investigações de uma artista maranhense para crianças de qualquer idade” já foi lançado em espaços culturais como o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, Associação Cultural Grupo Teatrodança, Conexão Dança VI, Movimento Sebo no Chão, Cia. Miramundo, Poeme-se Livraria, entre outros. Mês passado foi lançado no Rio de Janeiro em três lugares: Centro Cultura da Justiça Federal, Escola e Faculdade Angel Vianna e Teatro Gláucio Gil.

Júlia Emília nasceu em São Luís, teve um pé na formação clássica e outro nos terreiros das culturas populares maranhenses. Sua formação vem de um ambiente diversificado do qual fazem parte artistas e coletivos da educação, dança, teatro, literatura e vídeo, muitas vezes pioneiras em sistemas inovadores. Seu corpo fala de uma história feita de treinamentos, estudos, espetáculos, viagens, experimentações e encontros. l

Serviço

O quê

“Vivendo Teatrodança, investigações de uma artista maranhense para crianças de qualquer idade”, de Júlia Emília

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão – Praia Grande

Preço do livro

R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.