Saúde pública

Carreta de combate à hanseníase faz atendimentos em Alcântara

Foram 580 atendimentos durante toda a quarta-feira, 30, das 8h às 17h, e contou com vários profissionais de saúde do município; atendimentos foram feitos na Praça do Galo, no centro da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Alcântara recebem atendimento durante passagem da Carreta de Combate à Hanseníase
Alcântara recebem atendimento durante passagem da Carreta de Combate à Hanseníase (hanseníase)

ALCÂNTARA - A cidade de Alcântara, situada na região metropolitana da capital maranhense, recebeu na última semana a Carreta de Combate à Hanseníase. A ação, realizada pela Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e da Vigilância em Saúde, com a parceria do Governo Federal, aconteceu na Praça do Galo, no centro da cidade.

Foram 580 atendimentos durante toda a quarta-feira, 30, das 8h às 17h, e contaram com vários profissionais de saúde do município. Inicialmente, os pacientes passaram por uma triagem e depois foram encaminhados a cada especialidade de acordo com os sintomas.

Dos 580 atendimentos, 117 foram consultas médicas; 32 preventivos; 100 glicemias capilares; testes rápidos 331 - sífilis, hepatites e HIV. Quatro pacientes são suspeitos de estarem com hanseníase e cinco casos foram confirmados.

Para Kátia Regina Trindade Mendonça Pereira, moradora de Alcântara, a chegada da carreta é uma oportunidade para todo mundo. “Não é todo dia que temos essa oportunidade aqui, perto de casa. Vou fazer meu preventivo. Já estava no tempo e, muitas vezes, fui fazer em São Luís. Agora, temos médicos de todo jeito”, destacou a paciente beneficiada com a ação.

A secretária Ramone Araújo tem buscado parcerias para melhorar ainda mais a saúde de Alcântara. “Mesmo estando afastada por licença maternidade, tenho uma equipe altamente capacitada e que faz acontecer. O prefeito Anderson tem dado as condições de trabalho, e a gente tem mostrado serviço. Esta carreta é mais uma das ações que Alcântara estava necessitando, e graças a parceria da prefeitura com o governo federal, fizemos uma grande ação”, disse a secretária.

Desde janeiro deste ano, a saúde de Alcântara ganhou novos horizontes. A farmácia agora está abastecida de medicamentos, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) voltaram a funcionar, o hospital conta com médicos 24 horas, além da nova ambulância entregue pelo prefeito Anderson ao povo de Alcântara. Novos investimentos serão feitos pelo prefeito, como a compra de equipamentos, reestrutura do Centro Cirúrgico e a compra de nova ambulância para o hospital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.