Petistas eufóricos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

Membros do PT maranhense parecem pintos no lixo com a proximidade da chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a São Luís. Lula comandará ato público nesta terça-feira, em palanque montado na praça Pedro II, em frente ao Palácio dos Leões.
Se o PT enfraqueceu drasticamente no Brasil após a Operação Lava Jato - que resultou na cassação da presidente Dilma Rousseff - no Maranhão o partido já é historicamente fraco, sem lideranças representativas e fortemente atrelado aos grupos que estão no poder, seja em âmbito municipal ou estadual. E a vinda de Lula é uma forma de pressionar por mais espaços nessas instâncias de poder.
O ex-presidente já passou por diversos municípios nordestinos e está, desde ontem, a caminho de São Luís, em ônibus fretado e acompanhado por lideranças de todo o país. Alguns petistas maranhenses largaram seu trabalho no serviço público para se integrar à caravana.
A presença de Lula tem o objetivo de consolidar a aliança entre o PT e o PCdoB no Maranhão. O partido quer vaga na chapa majoritária de Flávio Dino, embora não saiba, necessariamente que vaga pretende - se a de vice ou de candidato a senador.
E esta possível vaga é também motivo de debates internos sobre os nomes aptos a preenchê-la. E a vinda do ex-presidente tem também o objetivo de por os pingos nos is e dizer quem é quem entre os petistas maranhenses.

Para atrasar
Co-autor de um livro, em parceria com o governador Flávio Dino, o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) foi autor de um pedido de vistas do projeto da Codevasf.
Mas a Codevasf não tem qualquer tipo de atuação ou influência no Rio de Janeiro.
Ficou claro, portanto, que Damous atendia interesses do amigo governador para atrasar o projeto, de autoria do senador Roberto Rocha (PSB).

Verso e prosa
Repercutiu negativamente em todo o Maranhão a declaração de apoio do prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda - em prosa e verso - à candidatura do deputado federal Weverton Rocha (PDT) ao Senado.
Além da própria performance do prefeito, chamou atenção também o fato de a estridente declaração ter ocorrido em pleno Palácio dos Leões.
No vídeo que se espalhou pelas redes sociais e blogs, percebe-se, inclusive, que o próprio governador Flávio Dino vira-se de costas com a ação de Laércio Arruda.

Traição
Chamado de “vaqueiro” pelos adversários, Laércio Arruda chegou ao comando de Lago da Pedra pelas mãos da ex-prefeita Maura Jorge (Podemos).
Ela chegou a enfrentar o próprio Flávio Dino, que sentou praça no município a fim de derrotá-la.
Após a eleição, porém, Arruda começou cedo a dar sinais de que se afastaria da ex-prefeita durante o mandato.

Lula aqui
Grudado em Lula desde o início da caravana pelo Nordeste, em Pernambuco, o deputado Waldir Maranhão (PP) desembarca com o petista em São Luís, nesta segunda-feira.
Maranhão quer uma declaração de apoio de Lula para que ele possa usar no seu projeto de ser candidato a senador pela chapa de Flávio Dino.
Nesse ponto ele leva vantagem por que outros pré-candidatos da base dinista têm seus próprios candidatos a presidente.

Fantasma
Os deputados de oposição não vão sossegar até ver esclarecidos os motivos que levaram o secretário de Saúde, Carlos Lula, a manter uma assessora afastada com salário de R$ 10 mil.
A deputada Andrea Murad (PMDB) já protocolou na Assembleia pedido de informações à SES.
E Sousa Neto (Pros) encaminhou o caso para investigação do Ministério Público.

Na China
Mesmo barrado na comitiva do presidente Michel Temer (PMDB), o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) achou um jeito de ir à China.
Ele representa missão maranhense que trata diretamente da implantação de siderúrgica no Maranhão.
Coincidentemente, a estada fora evita que Brandão esteja em São Luís na chegada do ex-presidente Lula.

Sobre galinhas
O líder governista Rogério Cafeteira (PSB) tentou fazer gracinha e ofendeu oposicionistas, chamando-os de “galinhas cacarejando por falta de milho”.
Mas a resposta veio no mesmo tom, por parte do vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Jr. (PMDB).
- Algumas galinhas “mais espertas” ficam sempre perto do depósito, para não faltar milho - rebateu o vice-prefeito, referindo-se ao histórico adesismo do hoje líder dinista.

E MAIS

• Após um mês de paralisação, os professores da rede municipal de ensino, enfim, retornam ao trabalho nesta segunda-feira.

• Militantes de direita organizaram ontem protestos contra a vinda de Lula ao Maranhão, que devem se repetir hoje.

• Hoje líder do governo Flávio Dino, Rogério Cafeteira já esteve com Jackson Lago, Roseana, José Reinaldo, Lobão, João Castelo e qualquer um que tenha passado pelo Palácio dos Leões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.