Lula faz comício em São Luís em meio a protestos contra os governos petistas

Ex-presidente chega à capital maranhense sob a proteção do Governo do Estado, que prepara palanque em frente ao Palácio dos Leões para ato público na terça-feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Ex-presidente vem a São Luís com apoio do governo Floávio Dino
Ex-presidente vem a São Luís com apoio do governo Floávio Dino (Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em São Luís para vento político nesta terça-feira, 5. A passagem pela capital maranhense faz parte da caravana que o petista faz pelo Nordeste. Em São Luís, o PT quer fazer do ato público também uma forma de consolidação da aliança entre o partido e o PCdoB, do governador Flávio Dino.

“Deixo aqui o convite a todos para que acompanhem esse ato do ex-presidente, que será realizado em frente a igreja da Sé, entre o Palácio dos Leões e o Tribunal de Justiça. Um espaço simbólico, porque o Palácio representa o poder, a igreja a fé e o Tribunal a Justiça”, pregou o deputado estadual Zé Inácio, um dos organizadores do evento.

Para o parlamentar petista, é fundamental a mobilização da militância para pressionar contra o que ele chama de tentativa de tirar Lula da disputa de 2018.

“Todos nós que defendemos a democracia exigimos justiça para que o ex-presidente tenha de fato a liberdade para disputar mais uma eleição, pois aqueles que sentem medo do Lula é porque temem que ele seja eleito novamente Presidente da República deste país”, declarou.

“Diproma”

A passagem do ex-presidente, porém, já está cercada de ações favoráveis e contra. Movimentos de direita realizam, desde domingo, manifestações e ações contra a presença do petista em terras maranhenses. Um “diproma” foi confeccionado para ser entregue a Lula, em alusão ao Título de Cidadão Maranhense, que ele deve receber na Assembleia Legislativa.

Contra o título de cidadão, a União da Direita Maranhense (UDM) está tentando obter judicialmente uma decisão contra a entrega da homenagem ao ex-presidente. “Um bandido condenado mancha qualquer título”, diz comunicado da UDM, em alusão à sentença de 9 anos de prisão do ex-presidente, dada pelo juiz Sérgio Moro.

O médico Alan Garcêz, um dos coordenadores da União da Direita, reuniu-se sexta-feira com representantes da OAB-MA na busca de orientações para tentar evitar a homenagem da Assembleia.

“Viemos pedir orientação para entrar com ação popular impedindo a concessão de título honoris causa ou de cidadão de alguma cidade maranhense”, explicou Garcêz.

Lula deve chegar ao Maranhão ainda nesta segunda-feira, 4. Além de São Luís, ele passará por outras cidades maranhenses.

Roberto Rocha que Lula na CPI do BNDES

Às vésperas da chegada do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ao Maranhão, a Coluna Painel da Folha de São Paulo destaca que o senador maranhense, Roberto Rocha, relator da CPI do BNDES, quer ouvir o petista.

Rocha quer explicações tanto de Lula, quanto do ex-ministro Guido Mantega, sobre os empréstimos feitos pelo BNDES.

Roberto Rocha é relator da CPI do BNDES, que investiga as relações do banco público com empresas privadas durante os governos Lula e Dilma.

O senador maranhense já deixou claro que o foco da investigação será os contratos no moldes do que ocorreu com a JBS, cujo donos, Joesley e Wesley Batista, assinaram delação premiada com o Ministério Público para entregar os esquemas de corrupção nos negócios que tinha com o governo.

A CPI não tem data para ouvir Lula e Guido Mantega.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.