Caravana

Ex-presidente Lula chega a São Luís para ato político no Centro Histórico

Ex-presidente chegou ao Maranhão no domingo, 3, para evento em Timon; na capital maranhense a agenda do petista inclui ato público na Praça Pedro II e visita a Casa Ninar, no Calhau

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Honorato Fernandes, que preside o PT em São Luís, diz que PT e Lula não sofreram desgaste politico sozinhos; segundo ele, a classe política vem sofrendo desgastes
Honorato Fernandes, que preside o PT em São Luís, diz que PT e Lula não sofreram desgaste politico sozinhos; segundo ele, a classe política vem sofrendo desgastes (Honorato e Lula)

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou no início da tarde desta segunda-feira, 4, a São Luís. Na agenda do petista, por enquanto, está incluída visita a Casa Ninar, no Calhau, e um ato público na Praça Pedro II.

Lula chegou ao Maranhão no domingo, 3, para um ato político na cidade de Timon. Com pouca divulgação, a atividade com o ex-presidente foi considerada fraca devido ao público reduzido.

Em São Luís, os petistas se movimentam para fazer um ato maior na Praça Pedro II. O presidente do diretório municipal do PT de São Luís, vereador Honorato Fernandes, organiza a militância da capital e busca junto a aliados para divulgar o evento com o ex-presidente.

Polêmica – A vinda de Lula ao Maranhão faz parte da agenda de viagens do ex-presidente que está visitando estados do Nordeste. Lula tenta reagir politicamente a sua condenação pelo juiz Sérgio Moro na ação que trata do caso do apartamento do Guarujá.

No Maranhão, movimentos ligados aos partidos de direita tentam barrar a concessão de títulos de cidadão em municípios já aprovados em várias Câmara de Vereadores. Somente em Santa Rita, até o momento, o título foi negado. Em São Luís, a proposta ainda tramita.

Sobre essa polêmica do título de cidadão e também sobre a situação do PT no cenário nacional, O Estado falou com o presidente do PT em São Luís, Honorato Fernandes. O petista garante que o desgaste político revelado em esquemas de propinas e favorecimentos de empresas não atinge somente o PT.

Fernandes falou ainda sobre a relação do ex-presidente Lula e também do PT do Maranhão com o grupo Sarney e com o governador Flávio Dino (PCdoB).

“O desgaste não é com o nosso partido, é com a política e a classe política”, diz petista

O Estado - Existem polêmicas em torno de concessão de títulos de cidadão para o ex-presidente Lula a exemplo do que ocorreu na câmara de Santa Rita. Há uma resistência ao nome de Lula na classe política?

Não vejo resistência, vejo na verdade a população revigorando sua fé e sua força na luta ao lado presidente Lula pela efetivação da democracia e pela garantia de direitos conquistados com muita luta. Quanto a oposição, cada um constrói a narrativa que deseja.

O Estado - Como o PT está trabalhando a relação de Lula com o grupo Sarney no Maranhão e também o apoio do governador Flávio Dino nessa vinda do ex-presidente na capital?

O apoio à candidatura ao governador Flávio Dino é uma realidade. Não vejo preocupação nesse sentido por parte de nosso partido no Maranhão quanto a aliança com o PMDB. Vivemos um outro momento da conjuntura política nacional e local.

O Estado - O PT tem sofrido desgastes constantes e um de seus projetos como presidente do diretório municipal é reestruturar o partido. A vinda para cá do ex-presidente vai ajudar nessa reestruturação? E como capital político, o que a vinda de Lula poderá favorecer ao partido no MA?

Estamos recebendo muitos pedidos de filiação, o que demonstra a força política do PT e do presidente Lula. Vale lembrar que o desgaste não é com o nosso partido é com a política e a classe política diante de tanta desconstrução de sua importância para a vida em sociedade. Nossa missão aqui em São Luís é fortalecer o debate com a sociedade no que se refere às lutas nacionais sem esquecer as questões que afligem nosso dia a dia na ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.