Santa Rita

Câmara rejeita título de cidadão a Lula

Pelas regras da Casa, para receber a homenagem, é necessário ter serviços prestados e também ter residido na cidade por, no mínimo, cinco anos

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Tentativa de homenagem gerou desgaste ao ex-presidente Lula na sua passagem pelo Maranhão
Tentativa de homenagem gerou desgaste ao ex-presidente Lula na sua passagem pelo Maranhão (Lula)

A Câmara Municipal de Santa Rita, no Maranhão, decidiu, por maioria, rejeitar a concessão de título de cidadão ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da silva (PT). O motivo da rejeição é que o petista não atende a uma das regras para uma pessoa receber a homenagem.

Pelo regimento interno da Câmara, para receber o título de cidadão de Santa Rita, além de ter serviços prestados no município, o homenageado precisa ter residido pelo menos por cinco anos na cidade.

Isso não ocorreu com o ex-presidente e, por isso, foi rejeitado.

Desgaste – Apesar de aparentemente não ter relação política a rejeição do título de cidadão para Lula, nos bastidores é colocada a decisão do legislativo municipal como uma retaliação ao deputado Weverton Rocha (PDT), que vinha articulando em vários municípios concessão de títulos de cidadão para o ex-presidente.

Em Santa Rita, o autor da proposta rejeitada foi o vereador Ivo André que é do PDT. Com a rejeição Weverton Rocha sofreu desgaste e ainda inseriu o ex-presidente Lula também no desgaste durante sua passagem pelo Maranhão.

Lula chegou ao estado no domingo, 3, para um evento em Timon. Nesta segunda-feira, 4, o ex-presidente deverá chegar a São Luís e na terça-feira, 5, participará de ato político na Praça Pedro II.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.