Feriadão

Rotina de São Luís muda com feriadão da próxima semana

Comércio de rua, lojas de shoppings e agências bancárias e dos Correios fecharão; órgãos estaduais e municipais não terão expediente, apenas os serviços públicos essenciais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Apenas caixas eletrônicos, Internet Banking e Mobile Banking  estarão funcionando  no feriado
Apenas caixas eletrônicos, Internet Banking e Mobile Banking estarão funcionando no feriado (banco)

SÃO LUÍS - No fim de semana que vem, São Luís estará com a rotina alterada por causa do feriadão que começa na quinta-feira, dia 7, quando é comemorada a Independência do Brasil. No dia seguinte, 8, a capital maranhense comemora seus 405 anos de fundação. Por isso, é preciso ficar atento às mudanças, pois, por causa do feriado prolongado, além da cidade ficar praticamente vazia por conta das viagens dos ludovicenses ao interior e outros estados, o comércio também sofrerá alterações.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o comércio de rua e os localizados nos shopping centers devem permanecer de portas fechadas na capital nos dias 7 e 8 de setembro. Já o comércio varejista de gêneros alimentícios (supermercados), conforme decisão firmada entre empregadores e empregados por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, poderá funcionar normalmente nesses dias.

No caso dos shoppings, o Jaracati, o Tropical e o Monumental estarão fechados durante toda a quinta-feira, dia 7, e sexta-feira, dia 8. Tropical e Monumental reabrem normalmente no sábado, dia 9. Os shoppings São Luís, da Ilha, Rio Anil e Pátio Norte funcionarão a partir do meio-dia, mas com horários diversos conforme cada serviço. Sábado e domingo, eles funcionarão normalmente.

LEIA TAMBÉM:

Viagens de ferry-boat para o feriado estão quase esgotadas

Os serviços públicos também sofrerão alterações, mas aqueles considerados essenciais, como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito, policiamento, abastecimento d’água, entre outros, funcionarão normalmente. Nos órgãos municipais e estaduais, não haverá expediente na quinta-feira, dia 7, e na sexta-feira, dia 8.

Não haverá expediente também no Judiciário do estado. Para garantir o atendimento das demandas urgentes nas esferas cível e criminal, será mantido o plantão judicial para recebimento de pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outras demandas.

As agências dos Correios ficarão fechadas durante o feriado, assim como casas lotéricas e agências bancárias. Os serviços bancários estarão disponíveis 24 horas por meio dos canais de atendimento alternativos como caixas eletrônicos, Internet Banking e Mobile Banking. O consumidor que tem contas a pagar (luz, telefone, água etc) com vencimento na quinta-feira, dia 7, e na sexta-feira, dia 8, poderá fazer o pagamento no primeiro dia útil após o feriado, que é a segunda-feira, dia 11, sem multa.

SAIBA MAIS

Rotina alterada

Órgãos municipais: fechados
Órgãos estaduais: fechados
Comércio: fechado
Agências bancárias: fechadas
Agências dos Correios: fechadas
Supermercados: funcionamento varia de acordo com a rede
Shopping centers: lojas e quiosques fechados; praça de alimentação, espaço de lazer e cinema abertos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.