Fé e comunicação

Padre Gutemberg Feitosa e a missão midiática na religião

Coordenador da Pastoral da Comunicação da Igreja Católica, padre Gutemberg se reveza com desenvoltura nas funções de padre e jornalista

Marcio Henrique Sales / O Estado do Maranhão

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Padre Gutemberg Feitosa:
Padre Gutemberg Feitosa: "A comunicação foi uma descoberta que veio com a prática do sacerdócio"

SÃO LUÍS - O padre Gutemberg Feitosa, coordenador da Pastoral da Comunicação da Igreja Católica, é taxativo ao afirmar que, além do sacerdócio, ama ser comunicador. Não à toa, ele se reveza, com desenvoltura, nas duas funções, e consegue tanto desenvoltura na área midiática, sendo bastante ativo também nas redes sociais, e ainda ministrar celebrações como um dos párocos solidários do Santuário de São José de Ribamar, onde terá bastante ofícios nesta semana, durante o festejo ao padroeiro do Maranhão.

Dono de um jeito irreverente e descontraído, padre Gutemberg Feitosa tem levado o evangelho a milhões por todo estado pelas ondas da Rádio Educadora AM, emissora da Igreja Católica em São Luís e coordenada por ele. “Acredito na força do Evangelho pela comunicação, em especial o rádio, que pelo qual sou apaixonado”, disse.

Quando era criança, já adorava o rádio. As pessoas acordavam escutando o rádio e se informando. Ele conduzia a vida das pessoas”
Só que a decisão pelo sacerdócio e comunicação demorou um pouco a se consolidar. “Cheguei a cursar Educação Física, mas sai no meio do curso larguei. A minha verdadeira vocação era o sacerdócio e entrei para o seminário, onde estudei Filosofia e Teologia.”, explicou

Ele faz questão de destacar, porém, que também nunca esqueceu a paixão de infância, o rádio. “O que mais gosto como comunicador é de trabalhar na rádio. Quando era criança, já adorava o rádio. As pessoas acordavam escutando o rádio e se informando. Ele conduzia a vida das pessoas”, destacou.

Nascido no interior do Maranhão, em Codó, em 6 de setembro de 1980, Gutemberg Feitosa entrou para a Faculdade Católica (Iesma) em 2001, buscando seguir os ensinamentos aprendidos em família, ainda na infância.

“Sou católico desde que nasci. Fiz catecismo, participei da Renovação Carismática em Codó, onde nasci e estudei na escola das Irmãs Capuchinhas, em Codó, que fez 60 anos. Sempre quis ser padre. Participei de vários movimentos da Igreja, como Shalom, quando decidi ser padre.

Senti essa vocação em mim. Fiquei no Seminário por 8 anos, onde estudei Teologia e Filosofia. Fui ordenado padre em 2009”, detalhou.

Alegria
Atualmente, as duas profissões, segundo o sacerdote, o fazem levar melhor o Evangelho para os fiéis. “Hoje, estou muito feliz. Sempre digo que essa foi a decisão mais acertada da minha vida. É uma alegria muito grande atender as pessoas, celebrar o sacramento e condizer às pessoas na palavra de Deus nos ensinamentos da Igreja Católica”, afirma.

A comunicação foi uma descoberta que veio com a prática do sacerdócio. “Junto com a vocação religiosa veio a de comunicador. Sempre gostei de comunicação. Na faculdade, sempre gostei de apresentar os trabalhos.

Depois que fui ordenado pedi de certa forma permissão para continuar estudando. Fiz Enem e fui aprovado em Comunicação Social, na Universidade Federal do Maranhão, em 2010. Conheci muitas pessoas, que hoje estão no mercado de trabalho. Passei quatro anos na UFMA e depois de formado passei a exercer a profissão na Igreja”, recordou.

Para mim, padre e comunicador são duas profissões que estão muito ligadas. Como jornalista, posso divulgar melhor o Evangelho, articular a imprensa e formar comunicadores"
Para o sacerdote, a profissão de jornalista o ajuda a exercer melhor a de padre. “Para mim, padre e comunicador são duas profissões que estão muito ligadas. Como jornalista posso divulgar melhor o Evangelho, articular a imprensa e formar comunicadores”, ponderou.

As missões, segundo o padre, vão se completando de forma bem tranquila. “O que aprendi na Faculdade de Jornalismo, agregado aos meus conhecimentos de Teologia e Filosofia, qualifica a minha missão de padre.

Padre Gutemberg com outros sacerdotes em São José de Ribamar
Padre Gutemberg com outros sacerdotes em São José de Ribamar

No campo da comunicação, me ajuda a coordenar a Pastoral da Comunicação, que articula os comunicadores a levar o Evangelho dentro e fora da Igreja. Graças aos meus estudos de Jornalismo, coordeno o Jornal do Maranhão, que é o impresso da nossa igreja. E também pude realizar o meu sonho, que era trabalhar em rádio. E poderei agregar outras missões”, destacou.

E ele fala com conhecimento de causa.Nas primeiras horas de sexta-feira, 1º, padre Gutemberg Feitosa animou os romeiros durante a alvorada, na abertura do festejo de São José de Ribamar. E ele diz que seguirá com a mesma animação durante toda a vasta programação da festa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.