Despoluição

Despoluição da Lagoa da Jansen será entregue

Foram retirados 70 pontos de lançamento de esgoto in natura e construída rede coletora e de canalização que direcionam dejetos para a estação de tratamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Segunda etapa da despoluição da Lagoa da Jansen será entregue
Segunda etapa da despoluição da Lagoa da Jansen será entregue (Lagoa da Jansen)

SÃO LUÍS - A segunda etapa das obras de despoluição da Lagoa da Jansen, em São Luís, será entregue neste sábado, dia 2. Com isso, espera-se que o problema do mau cheiro e a mortandade da fauna e flora da região, situação que se arrastou por vários anos, não volte a ocorrer.

Os serviços de retirada dos pontos de lançamento de esgoto da Lagoa foram feitos pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Iniciados no ano de 2015, retiraram cerca de 70 pontos de lançamento de esgoto in natura que estavam sendo jogados no local.

Para isso, foram construídos mais de um quilômetro de rede coletora; três quilômetros de canalização interceptora; linhas de recalque e duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), que agora direcionam os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracati.

Com os serviços executados, aproximadamente 100 litros por segundo de esgoto deixam de ser jogados na dentro da água. Neste sábado, além da entrega das obras de despoluição, o Governo do Estado fará a inauguração da obra de ampliação da Praça da Lagoa.

Antigos

A poluição da Lagoa da Jansen era um problema antigo e a principal causa do mau cheiro do local. Ela já foi alvo de diversas ações de limpeza, tanto da iniciativa pública quanto privada ao longo dos últimos anos, mas não tiveram o resultado esperado.

O lançamento de esgoto in natura era a principal causa do mau cheiro proveniente da lagoa e, frequentemente, também é responsável pela morte da flora e fauna da região. Em alguns dias, ao longo dos anos, foi possível observar na água uma vasta mancha negra com uma espuma esbranquiçada próximo à margem, proveniente da decomposição de materiais que são jogados no local. Outros objetos, como garrafas pets, restos de plástico e alumínio, também boiavam com frequência nas águas.

SAIBA MAIS

O Parque Estadual da Lagoa da Jansen foi instituído pelo Decreto Estadual nº 4.878, de 23 de junho de 1988. A gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) desde 2015, conforme Decreto Estadual n° 28.690, de 14 de novembro de 2012. O decreto promoveu a reclassificação do Parque Ecológico da Lagoa para a categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Área de Proteção Ambiental.

Com isso, o órgão estadual passou a gerir o espaço, que tem área total de 196,9 hectares, ficando responsável pela gestão, administração e fiscalização e promovendo as articulações intersetoriais necessárias para a gestão integrada, observadas as vocações do local. A APA da Lagoa da Jansen tem a finalidade de garantir a conservação de fragmento florestal em ambiente urbano e suas características ecológicas.

Lagoa da Jansen

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.