Gestão Pública

Unepp quer garantir direitos para prefeitos e ex-prefeitos

Entidade foi criada para levar informações e também assessoria jurídica e contábil para gestores públicos municipais

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Raimundo Filho, ex-prefeito de Paço do Lumiar, é o presidente do Unepp, entidade que foi criada para assessor prefeitos e ex-prefeitos e que já existe em 10 estados
Raimundo Filho, ex-prefeito de Paço do Lumiar, é o presidente do Unepp, entidade que foi criada para assessor prefeitos e ex-prefeitos e que já existe em 10 estados (Raimundo Filho)

A União Nacional de Prefeitos e Ex-prefeitos (Unepp) assinou nesta sexta-feira, 1, uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e com a Fundação Sousândrade para garantir três cursos de pós-gradução para gestores municipais maranhenses. Essa é mais uma iniciativa da entidade recém-criada para garantir conhecimento e direitos para agentes públicos.

A Unepp é presidida no Maranhão pelo ex-prefeito de Paço do Lumiar, Raimundo Filho. Segundo ele, a pouca escolaridade e a necessidade de conhecimentos técnicos para gestão pública levou ex-prefeito de 10 estados se unirem para criar a entidade, que garante capacitação pra os gestores além de assessoria jurídica e contábeis para os prefeitos.

Sobre a capacitação, A Unepp oferece um curso de graduação em gestão pública municipal.

“Sabemos que em muitos municípios brasileiros a baixa escolaridade de membros das prefeitos leva a problemas futuros por erros de gestão do dinheiro público. E foi pensando nisso que foi criada a Unepp que garante apoio aos prefeitos e também aos ex-prefeitos, que depois que deixam o cargo têm problemas por conta de suas gestões”, afirmou Raimundo Filho.

No Maranhão, a entidade já promoveu dois encontros: um em Santa Inês e outro em Caxias. A previsão é de que mais dois ocorram em setembro. Um em Pinheiro e outro em Presidente Dutra.

Nesses encontros, a Unepp apresenta a entidade e leva palestras sobre gestão pública aos associados, que, segundo o presidente, são mais de 150.

A parceria com a Ufma garantirá a criação de três cursos de pós-gradução: gestão pública, gestão pública municipal e gestão em saúde.

E para ampliar as informações para os gestores públicos – que inclui vereadores, secretários municipais e também funcionários públicos – a Unepp fechará parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual e Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.