Data histórica

Solenidade marca os 163 anos da Associação Comercial do Maranhão

Entidade conhecida como a “casa do empresário” comemorou a data com vasta programação, que incluiu entrega de medalhas e discursos de agradecimento e reconhecimento aos fundadores.

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Presidente da Associação Comercial, Felipe Mussalém, discursa na festa de aniversário da entidade
Presidente da Associação Comercial, Felipe Mussalém, discursa na festa de aniversário da entidade

A “casa do empresário”, ou a Associação Comercial do Maranhão (ACM), comemorou os 163 anos de sua fundação (que ocorreu no dia 21 de agosto de 1954) em solenidade realizada na noite de quarta-feira (30) na sede da entidade, no Centro (ao lado da Praça Benedito Leite). O ato, que foi prestigiado por empresários locais, autoridades públicas e membros da sociedade civil, foi marcado por entrega de medalhas e discursos de agradecimento e reconhecimento aos fundadores.

Antes da solenidade, O Estado conversou com o atual presidente da entidade, Felipe Mussalém. Ele ressaltou uma das tônicas de sua administração à frente da instituição, ou seja, priorizar o lema renovação. “A cada dia, estamos executando práticas que unem a classe empresarial e, ao mesmo tempo, adaptam a instituição às exigências dos tempos modernos”, disse.

Ele antecipou ainda um anúncio que seria feito algumas horas depois, ou seja, a consolidação de sugestões que os empresários encaminharão, nos próximos dias, às administrações municipal e estadual. As indicações feitas pela classe se referem, de acordo com Mussalém, às áreas de infraestrutura e tributária. “Vamos anunciar ainda hoje [quarta-feira] a construção de um programa de incentivo às micro e médias empresas e ainda uma unidade que será responsável por elaborar ideias inovadoras para que os empresários lidem com habilidade com a crise financeira nacional”, disse.

Mussalém disse ainda que solicitará, junto ao Governo do Maranhão, a readequação das obrigações tributárias, em especial, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que, no fim do ano passado, foi majorado pelo Poder Executivo Estadual. “Não é justo que a classe arque com esta atual carga tributária”, ressaltou.

A cada dia, estamos executando práticas que unem a classe empresarial e, ao mesmo tempo, adaptam a instituição às exigências dos tempos modernos”Felipe Mussalém, presidente da ACM

Às 20h15 em ponto de quarta-feira (30), foi aberta a solenidade de comemoração da ACM, que contou com as presenças da editora do caderno especial da entidade publicada por O Estado em sua edição do dia 30 do mês passado, Paula Bouéri e da diretora comercial do periódico, Madelon Araújo. Inicialmente, a entidade homenageou com a entrega de uma placa especial a empresa “A Moderna”, que atua há 97 anos no mercado ludovicense no ramo de armarinho. A atual proprietária do empreendimento, a médica de carreira Samira Rahbani, lembrou em discurso a origem libanesa da família e a dedicação ao longo dos anos para a manutenção do negócio. “Somente com a participação de todos foi possível manter este empreendimento”, disse.

Em seguida, foi feita a entrega da medalha João Gualberto da Costa ao educador, agente cultural e regente do Coral São João, Fernando Mouchrek. Emocionado, o homenageado agradeceu a ACM pela lembrança. “Eu sinceramente não esperava ter este reconhecimento de vocês, empresários. Estou muito feliz com esta homenagem e tenho certeza que este momento financeiro difícil vivido por vocês irá passar em breve”, disse.

História da ACM

A trajetória da ACM começou em 21 de agosto de 1854, com a eleição de uma comissão (conhecida por “Comissão da Praça”) de notáveis comerciantes. Para presidir a comissão então recém-criada, foi indicado o comendador João Gualberto da Costa, considerado o primeiro a líder a instituição na história. A “Comissão da Praça”, sob o comando de José da Cunha Santos Júnior, transformou-se na Associação Comercial do Maranhão.

Saiba mais

Inaugurado em 27 de julho de 1920 pelo empresário José Jorge Ázar, de origem libanesa, o empreendimento “A Moderna” atualmente funciona no casarão 148, localizado na última quadra da Rua Grande. De acordo com os administradores, seu primeiro endereço foi na Rua Portugal. Atualmente, o empreendimento é o mais antigo com a mesma família proprietária do estado.

Programação

Os 163 anos da ACM foram comemorados com vasta programação realizada neste mês de agosto e que tiveram como tema o “desenvolvimento econômico sob o olhar empresarial”. No dia 9 deste mês, foi realizada mesa redonda que discutiu o modelo de sistema tributário do país. O evento contou com as participações de empresários e especialistas na área de Economia.

No dia 16, foi promovida nova mesa redonda acerca das tendências do comércio local. As discussões foram conduzidas pela ACM com a participação de representantes das empresas parceiras. No dia 23, foi realizada a última mesa redonda da programação, que abordou a necessidade de investimentos em infraestrutura urbana para o desenvolvimento do setor terciário. Os trabalhos foram conduzidos pelo representante da empresa Psiu, Francisco Magalhães.

Programação

09/08

Mesa Redonda: Discutindo o Modelo de Sistema Tributário

Coordenador: Antônio Gaspar (advogado e VP para Assuntos Tributários e Encargos Sociais da ACM)

16/08

Mesa Redonda: Inovação - Tendências do Comércio

Coordenador: Hélio Costa (Empresa Soeven e diretor da ACM)

23/08

Mesa Redonda: Infraestrutura: Fator Indispensável para o Desenvolvimento

Coordenador: Francisco Magalhães da Rocha (Empresa Psiu e VP para Assuntos da Infraestrutura)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.