Comemoração

Pedras de responsa

Banda Tribo de Jah celebra nos 30 anos e faz show comemorativo hoje, às 21h, na Praça Nauro Machado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Tribo de Jah faz show gratuito na Praça Nauro Machado
Tribo de Jah faz show gratuito na Praça Nauro Machado (Tribo de Jah)

SÃO LUÍS - Há 30 anos, do encontro inesperado entre alunos deficientes visuais da Escola de Cegos do Maranhão e um radialista paulista apaixonado por reggae roots nasceu a banda Tribo de Jah, referência nacional quando o assunto é o ritmo jamaicano. E para celebrar as três décadas, bem como os 405 anos da capital maranhense, o grupo sobe ao palco da Praça Nauro Machado (Praia Grande), hoje, às 21h.

O show - com patrocínio da Cemar e Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura - será registrado em vídeo, pois integra um projeto cultural mais amplo, em parceria com a Grupo Oito Comunicação, que contempla ainda um vídeo documentário sobre os 30 anos da Tribo de Jah.

Para o show de logo mais, a banda preparou um repertório no qual os clássicos como "Babilônia em Chamas" e "Guerreiros Regueiros", por exemplo, têm lugar garantido. Composições mais recentes como as que figuram no CD "Come to the Vibe", com canções inéditas e lançado em junho, também estão na lista.

A sonoridade forte aliada à potência vocal do líder Fauzi Beydoun, além de letras que vão das mais românticas mensagens de amor à contestação social, denúncias e apelos de paz, a Tribo de Jah consegue atrair fãs em todo o país tocando em festas animadas pelos paredões de som (as radiolas) até as rádios.

Reggae

Segundo Fauzi Beydoun, o fato de ter se originado no Maranhão, propiciou à banda valores atrelados à cultura e história do reggae local. “Isso sempre virou material para as nossas canções. A Tribo é uma banda de roots reggae sempre aberta a novos elementos que possa assimilar e digerir, sem perder a sua característica original ou o conceito próprio do que seja a música reggae", explica o vocalista e compositor.

A banda nasceu da união de quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho) que começaram improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente, passaram a realizar shows nos bailes populares da São Luís e outras cidades do interior do Maranhão, fazendo covers de seresta, reggae e lambada. Até que em 1986 Fauzi Beydoun ingressou no grupo que a partir disso, passou a ter uma identidade musical definida. Atualmente, a Tribo de Jah é formada pelos músicos Fauzi Beydoun, Aquiles Rabelo Filho, João Rodrigues, Alexsandro Costa Enes, Jesiel Bives e o jovem Pedro Beydoun (filho de Fauzi).

O grupo lançou 18 álbuns - 16 CDs e 2 DVDs - e se apresentou em vários países. Radicados em São Paulo, os músicos vivem mesmo é no avião, com agenda lotada de shows, no país e no exterior.

Fauzi Beydoun é o único a residir em São Luís, onde também exerce outras vocações - agricultor e apicultor. É no meio do mato e da natureza que ele encontra paz e inspiração para compor.

Um exemplo é a canção “Vem pra Vibe”, um convite aos melhores valores da vida: “Vem pra comunidade, tua aldeia, tua tribo. Só amigos, só família na mesma unidade. Mesma sintonia. Vem curtir um reggae pra sair do estresse. Pra ficar relax, pra se libertar. Nesse vai e volta. Tem que haver um escape. Pra sair da rota. Tem que ter algo mais. Pra se estar em paz", diz a letra da música.

Serviço

O quê

Show Tribo de Jah

Quando

Hoje, às 21h

Onde

Praça Nauro Machado – Praia Grande

Repertório

1. Reféns da violência / Abandonados pelo sistema

2. Breve sopro no ar

3. Não basta ser rasta

4. Na paz de Jah

5. Babilônia em chamas

6. Garota dreadlock

7. Satisfaz minha alma

8. Ilha roots

9. Suzy wong

10. I´m still in love

11. Uma onda que passou

12. Morena raiz

13. Confronto mental

14. A infinita e eterna canção

15. Ruínas da Babilônia

16. A onda do amor

17. Magia natural

18. Regueiros guerreiros

Ficha técnica do show

Fauzi Beydoun - Vocal

Pedro Beydoun - Vocal

João Rodrigues - Bateria

Aquiles Rabelo - Baixo

Neto Enes - Guitarra

Rafael Labate - Teclado

Robson Soares e Felipe Biasetto - Téc. Som

Rodrigo Lima - Iluminação

César Augusto - Roadie

Juliana Beydoun - Produção

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.