Procedimento médico

Estado denuncia e Governo decide custear a cirurgia de Kevilin Sofia

Na edição de terça-feira,29, o jornal afirmou que o Governo do Maranhão não cumpria decisão judicial para custear procedimento cirúrgico no coração da menina; o titular da SES, Carlos Lula, anunciou a realização da cirurgia

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
A menina Kevilin Sofia está internada na UPA do Araçagi esperado por cirurgia
A menina Kevilin Sofia está internada na UPA do Araçagi esperado por cirurgia ( A menina Kevilin Sofia está internada na UPA do Araçagi esperado por cirurgia)

SÃO LUÍS - O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, informou, ontem, em uma rede social que o Governo do Maranhão vai custear a cirurgia da menina Kevilin Sofia dos Santos Ferreira, de um ano e três meses de idade, diagnosticada com cardiopatia rara, no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) Profº Luiz Tavares.

Até o fechamento desta edição, o Procape não confirmou contato do Governo do Maranhão para a realização do procedimento cirúrgico em Kevilin Sofia. De acordo com a assessoria da unidade de saúde não consta o nome da maranhense no cadastro de pacientes oriundos de outros estados.

O problema de saúde da menina e a não disponibilização de recursos pelo Governo do Maranhão para a realização da cirurgia foi denunciada pelo O Estado na edição de terça-feira,29. De acordo com Carlos Lula, a cirurgia deverá ocorrer na próxima segunda-feira, dia 4.

Enquanto aguarda pela cirirgia, Kevilin continua internada, desde o dia 21 de abril, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, quando deu entrada no local com insuficiência respiratória. Somente a cirurgia é apontada pelos médicos como solução para o caso.

Caso que venha a custear a cirurgia da menina, o Governo do Maranhão cumprirá, após 49 dias, decisão judicial expedida pela 4ª Vara da Fazenda Pública, que obrigava o pagamento do procedimento. Segundo os familiares de Kevilin, o Governo não se manifestava sobre possíveis providências tomadas em relação ao caso.

Ao ser questionada na segunda-feira,28, sobre a decisão da Justiça, a SES informou que “havia inserido a paciente na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (Cnrac)”. A pasta informou ainda, na ocasião, que “aguardava resposta de Pernambuco sobre a disponibilidade de leito”.

Até o fechamento desta edição, o governo não deu detalhes sobre quando ocorrerá o deslocamento da jovem até o estado de Pernambuco para a realização do procedimento. A família de Kevilin vive em um povoado na cidade de Viana, distante 218 quilômetros de São Luís.

Confirmação

A gravidade do caso de Kevilin foi comprovada clinicamente no dia 13 de junho deste ano, quando foi expedido laudo pelos médicos que acompanhavam o caso. De acordo com o documento, Kevilin “necessita de transferência urgente para serviço especializado com cirurgia cardíaca infantil”.O laudo se baseou no exame ecodoppler realizado com a menina, dias antes, que concluiu que ela tem “canal arterial com sinais de fechamento”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.