Votação

Cinema contemporâneo

Mostra do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro está em cartaz em São Luís; sessões ocorrem no Cine teatro da Cidade de hoje a domingo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Aquarius será exibido hoje na programação
Aquarius será exibido hoje na programação

SÃO LUÍS - Será aberta hoje, às 17h, no Cine Teatro da Cidade (Centro), a mostra de finalistas da 16ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, promovido pela Academia Brasileira de Cinema. São 14 longas-metragens que concorrem nas categorias Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Filme Estrangeiro. “Aquarius” e “A garota dinamarquesa” abrem a mostra que fica em cartaz até domingo, 3, com sessões que, a partir de amanhã, iniciam às 14h. A entrada é gratuita.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é uma das mais tradicionais premiações audiovisuais do país, tem a peculiaridade de ser organizado e votado pelos próprios profissionais e também pelo público, forma de valorizar a classe e reconhecer os talentos nacionais. A premiação anual analisa a qualidade técnica e artística de filmes e promove integração entre profissionais da área e público.

A votação popular está disponível ao público desde o dia 1º de agosto e encerra no dia 4 de setembro. Assim, os amantes da sétima arte poderão escolher os seus favoritos pelo site www.academiabrasileiradecinema.com.br. A cerimônia de premiação acontece no dia 5 de setembro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Além de São Luís, a mostra também está em cartaz em cinemas do Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Filmes como “Nise - O Coração da Loucura”, “Boi Neon” e “Elis” são destaques da mostra.

A Garota Dinamarquesa também estará na programação
A Garota Dinamarquesa também estará na programação

Abertura

Em São Luís, a abertura será com “Aquarius”. Lançado em setembro do ano passado, tem direção de Kleber Mendonça Filho e traz no elenco Sônia Braga, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, entre outros. O filme concorre na categoria Melhor Ficção e conta a história de Clara (Sonia Braga) que tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessados em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Após “Aquarius”, será exibido “A garota dinamarquesa”. Com direção de Tom Hooper, foi lançado em fevereiro de 2016 e compete na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Trata-se da cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.

Na capital, a mostra está sendo realizada pela Prefeitura de São Luís. Para o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, é de extrema importância que a cidade esteja no circuito de exibição da mostra. "O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é reconhecido nacionalmente. Desta maneira, exibir as produções que mais se destacaram durante o ano em um equipamento cultural da Prefeitura, com sessões gratuitas, é nossa forma de democratizar o acesso à arte cinematográfica, estimular o interesse pelo cinema e promover a formação de público", explica o secretário.

Boi Neon será exibido amanhã na programação
Boi Neon será exibido amanhã na programação

Serviço

O quê

Mostra de finalistas da 16ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Quando

De hoje a domingo, 3

Onde

Cine Teatro da Cidade, Centro

Entrada gratuita

Programação

Hoje

17h - Abertura da Mostra

18h - Aquarius

20h - A Garota Dinamarquesa

Amanhã

14h - Cícero Dias

16h - Cinema Novo

18h - Eu Sou Carlos Imperial

20h - Boi Neon

Sábado

14h - Marias

16h - Mãe Só Há Uma

18h - Nise - O Coração da Loucura

20h - Elis

Domingo

14h - Curumim

16h - Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil

18h - Animais Noturnos

20h - Quanto Tempo o Tempo Tem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.