Aleitamento Materno

Sesc incentiva e orienta mães sobre a amamentação

A roda de conversa para as mães e futuras mães comerciárias aconteceu de maneira interativa e esclarecedora, abordando a importância da amamentação exclusiva até os seis meses, entre outros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Meyrilane Barros, de 19 anos, amamenta Theo, que está com 19 dias
Meyrilane Barros, de 19 anos, amamenta Theo, que está com 19 dias (Amamentação)

O aleitamento materno é o primeiro passo para uma vida saudável. Dispondo de todos os nutrientes necessários ao bebê e fortalecendo o laço entre mãe e filho, agosto é o mês de incentivar essa prática natural. Com teor educativo, a programação do Agosto Dourado, desenvolvida pelo Sesc no Maranhão, realizou ações na Maternidade Marly Sarney, Sesc Deodoro, Sesc Turismo e, mais recentemente, na segunda-feira, 28, na Unidade Sesc Saúde, onde funcionárias da loja Liliani e mães receberam orientações e tiraram dúvidas sobre a amamentação em roda de conversa e dinâmicas.

A roda de conversa para as mães e futuras mães comerciárias foi ministrada por Simone Nunes, nutricionista do Banco de Leite do Materno Infantil. De forma interativa e esclarecedora, a profissional abordou a correta pega, a importância da amamentação exclusiva até os seis meses, alimentação na gestação e período de aleitamento, e desmistificou algumas orientações incorretas bastante disseminadas.

A assistente social do Sesc e responsável pelas ações programáticas do Educação em Saúde, Geísa Mendanha, finalizou o enriquecedor encontro com uma dinâmica onde as participantes aprenderam sobre seus direitos durante a gestação e pós-parto e compartilharam suas experiências a respeito da maternidade.

Meyrilane Barros, de 19 anos, mãe do pequeno Theo, que está com 19 dias de vida, relatou que esse momento foi bom para tirar todas as dúvidas, e com as informações recebidas vai poder ajudar outras mães que estão iniciando essa maravilhosa experiência, que é amamentar. “Esse esclarecimento é importante para aprimorar nossas práticas maternas e assegurar o crescimento saudável dos nossos bebês”, ressaltou. Já Gleiciane Santos, que é mãe pela terceira vez, destacou a importância da amamentação até os seis meses para a saúde e formação dos seus filhos. “Ana Clara está com três meses e, assim como os seus irmãos, pretendo realizar a amamentação exclusiva até os seis”, afirmou.

Paralelamente a essas atividades, até o dia 31 de agosto, o Sesc estará recebendo a doação de recipientes apropriados para acondicionamento de leite humano que serão entregues ao banco de leite da Maternidade Marly Sarney. Os recipientes de vidro com tampa de plástico (maioneses ou café solúvel) devem ser entregues nos postos de coleta localizados nas gerências das Unidades Deodoro, Saúde, Turismo e na Coordenação de Assistência e Saúde, no Condomínio Fecomércio Sesc-Senac, na sala 802. Mais informações: 3215.1548.

Com o tema “Juntos pela Amamentação”, o objetivo da campanha deste ano é fortalecer a participação e o cuidado de pais, familiares, empresas, educadores e toda a sociedade no processo de alei­tamento, garantindo a alimen­tação exclusiva com leite materno até os seis meses de vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.