Temores

Rússia busca acalmar tensões sobre exercícios militares

Moscou já usou exercícios desse tipo no passado como pretexto para invadir outros países como a Geórgia e a Ucrânia; a simulação acontece em um momento em que tensões com o Ocidente estão altas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

MOSCOU - A Rússia tentou acalmar temores sobre exercícios militares que planeja conduzir no próximo mês, dizendo ontem que a atividade em larga escala simulará um cenário simplesmente defensivo e que alegações de isso seria um trampolim para invadir a Polônia, a Lituânia ou a Ucrânia são falsas.

Os exercícios militares Zapad-2017 causaram apreensão em alguns países porque os soldados e o material militar russos estarão treinando dentro da Belarus, uma aliada da Rússia que tem fronteira com a Ucrânia, assim como com os Estados membros da Otan Polônia, Letônia e Lituânia.

A Rússia já usou exercícios do tipo no passado como um precursor ou como um pretexto para projetar força em outros países como a Geórgia e a Ucrânia, e a simulação acontece em um momento em que tensões com o Ocidente estão altas.

O tenente-general Ben Hodges, o principal general do Exército norte-americano na Europa, disse à Reuters no mês passado que os aliados dos Estados Unidos no leste europeu estão preocupados que os exercícios possam ser um "cavalo de Troia" com o objetivo de deixar para trás equipamentos militares levados para a Bielorrúsia.

Alerta

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, que alertou que "substancialmente mais" soldados do que o número divulgado oficialmente podem vir a participar do exercício, disse na semana passada que a aliança observará com atenção as atividades.

O vice-ministro de Defesa da Rússia, Alexander Fomin, disse nesta terça-feira que o Ocidente não tem nada a temer. "Algumas pessoas chegam até a dizer que os exercícios Zapad-2017 serão usados como um trampolim para invadir e ocupar a Lituânia, a Polônia e a Ucrânia", disse Fomin.

"Nenhuma dessas versões paradoxais tem qualquer relação com a realidade". Ele chamou as alegações de que a Rússia representa uma ameaça para qualquer um de "mitos".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.