Primeiros passos

Sebrae estimula a educação empreendedora em Açailândia

Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos é desenvolvido por especialistas em escolas de ensino fundamental, com atividades e dinâmicas específicas para cada faixa de ensino, e faz parte do PNEE

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
O gerente regional do Sebrae em Açailândia, Danilo Borges, reforçou a importância da instituição
O gerente regional do Sebrae em Açailândia, Danilo Borges, reforçou a importância da instituição (Sebrae)

AÇAILÂNDIA - A proposta do Sebrae de levar a educação empreendedora a alunos do Ensino Fundamental, por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), tem sido implantada em grande parte dos municípios de atuação do Sebrae no Maranhão, seguindo as diretrizes da diretoria estadual da instituição, em promover a expansão da cultura empreendedora junto a jovens estudantes.

O JEPP faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) e instiga os alunos a serem atores de suas próprias vidas nas diferentes esferas sociais, a construir caminhos e uma atuação mais reflexiva e inovadora frente à sociedade. O projeto trabalha os eixos de comportamentos empreendedores e plano de negócios, com temas transversais de cultura da cooperação e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

Em Açailândia, o JEPP é desenvolvido na Escola Cristão Ebenézer e atinge quase 900 alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. A metodologia é repassada por professores que foram capacitados pelo Sebrae em janeiro deste ano.
O objetivo do curso é despertar nos alunos o autoconhecimento, novas competências, espírito de coletividade e liderança, estimulando, assim, o desenvolvimento das habilidades e comportamentos empreendedores.

A proposta pedagógica do JEPP é desenvolvida por especialistas e voltada para cada ano do ensino fundamental, com atividades e dinâmicas específicas para cada faixa de ensino, com vistas a promover o conhecimento e desenvolver habilidades e sensibilidades no aluno participante.

E foi isso o que se viu em uma aula prática realizada recentemente no pátio da escola, da qual cerca de 50 alunos do 2° ano participaram. O intuito foi conhecer os temperos utilizados em uma receita de pizza, como forma de dinamizar os conceitos trabalhados no livro do 2º ano, intitulado “Temperos Naturais”.

A estudante do 2° ano Lorena Queiroz tem oito anos e participou da ação. Ela se diz entusiasmada com as aulas. “As aulas do JEPP são divertidas e sempre cheias de muito aprendizado. Tenho gostado bastante”, disse.
As atividades são elaboradas com características que desenvolvem os potenciais de cada um. “Essas dinâmicas baseadas no material do JEPP reforçam a teoria e incorpora os alunos na realidade. É importante eles presenciarem cada etapa, para que, assim, sejam capazes de entender todo o contexto de determinado empreendimento”, afirma Neiva Gonçalves, coordenadora pedagógica da escola.

Para o gerente regional do Sebrae em Açailândia, Danilo Borges, a metodologia do JEPP é um exemplo de como a educação empreendedora pode ser um caminho importante para o ensino no país. “A introdução do JEPP nas escolas vem fortalecer o conhecimento de cada aluno, e isso os torna capazes e abre a visão para novas ideias. Essa experiência aqui no Ebenézer nos mostra como o Sebrae pode atuar para despertar uma cultura empreendedora”, enfatiza.

PNEE
No Maranhão, o Sebrae tem seguido a orientação nacional do sistema, que tem como um dos seus pilares de atuação no estado a educação empreendedora. Para tanto, a partir de 2016 a instituição ampliou a execução do PNNE promovendo e disseminando a educação empreendedora do ensino fundamental ao superior, com projetos específicos para cada nível da educação formal.

“A educação empreendedora é uma iniciativa decisiva para criar condições de acesso ao emprego e geração de renda pelo trabalho. O Sebrae já vinha realizando ações pontuais dentro do PNEE, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A partir do ano passado, ampliamos as nossas ações de educação empreendedora incluindo também escolas do Ensino Médio e isso é um avanço dentro das estratégias da área de educação no Sebrae”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.