Inferno astral

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

O governador Flávio Dino (PCdoB) entra na última semana do mês de agosto confirmando a tradição de tratar-se, de fato, do mês do desgosto. Pelo menos por enquanto. O mês, que se encerrará na quinta-feira, 31, trouxe para Dino situações constrangedoras e arriscadas do ponto de vista legal.
Só na última semana o comunista foi “agraciado” com nada menos do que duas denúncias contra ele - uma no campo eleitoral e outra nas varas criminais da Justiça Superior.
Na quinta-feira, o Ministério Público Eleitoral anunciou denúncia contra Flávio Dino por uso irregular do tempo de propaganda partidária do PCdoB e a propaganda institucional do próprio governo para promoção pessoal. A punição é amena: apenas multa e perda de espaço no horário político, mas não deixa de constranger o governador.
Ontem, Dino recebeu a informação de que a denúncia do Ministério Público Federal, sobre o caso de recebimento de propina para atender a interesses da Odebrecht foi, finalmente, encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça. Se o STJ acatar a denúncia, abrirá investigação contra o governador, que, ao fim do processo, se condenado, poderá, inclusive, perder os direitos políticos, além de ser preso por corrupção.
Sem dúvida, o mês de agosto se encerra sendo o mês de desgosto. Pelo menos, no caso do governador comunista do Maranhão.

Aposentados
O governo Flávio Dino (PCdoB) encontrou uma maneira de garantir recursos de R$ 50 milhões para o programa “Mais Asfalto” em ano eleitoral.
Mais da metade dessa conta, porém, será paga pelos aposentados e pensionistas do estado.
Sairão do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) nada menos que R$ 29 milhões desses recursos.

Nova casa
Uma semana depois de ser convidado publicamente a se retirar do PSB, o senador Roberto Rocha ainda não definiu novo rumo partidário.
Sua relação mais próxima é com o PSDB, partido que já, inclusive, comandou no Maranhão.
Mas agora surgiu a possibilidade de ele se transferir para o Democratas, que tem o deputado federal Juscelino Filho como presidente.

Falou o que quis...
O secretário de Esportes, Márcio Jardim, tentou fazer média para Lula nas redes sociais e tomou na cara.
Ele quis saber dos internautas qual seria a melhor opção para o ex-presidente fazer ato público em São Luís, na próxima semana.
As respostas não foram positivas ao jogo de cena do secretário.

Proveito próprio
A presença de Lula em São Luís tem sido usada por petistas de todos os coturnos para promoção pessoal.
Jardim está, inclusive, compondo a comitiva do ex-presidente pelo Nordeste, alegando estar em gozo de férias de seu posto no governo Flávio Dino (PCdoB).
Lula fará atos públicos e reuniões políticas na capital maranhense entre os dias 4 e 6 de setembro.

Barganha
O PT maranhense vai usar a presença de Lula para tentar emparedar o Governo do Estado e garantir espaços no primeiro escalão.
Atualmente, a legenda tem as pastas do Esporte e dos Direitos Humanos, mas nenhuma preenchida pelo critério partidário.
Os petistas querem de Lula, também, a garantia de que o partido comporá a chapa majoritária encabeçada pelo governador.

Constrangimento
Barrado na comitiva do presidente Michel Temer, que vai à China, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) teve que se explicar ao governador Flávio Dino.
O Palácio dos Leões não gostou nem um pouco de Brandão se oferecer a participar da comitiva presidencial.
O vice-governador foi vetado exatamente pelo fato de ser o vice do comunista, tido por desafeto no Palácio do Planalto.

E MAIS

• O deputado Carlos Brandão vai ter que disputar diretamente com o ex-prefeito Sebastião Madeira uma vaga de deputado federal pelo PSDB.

• A ex-deputada Maura Jorge é o nome já posto para a sucessão estadual que mais se movimenta no interior do estado.

• A eventual transferência do senador Roberto Rocha para o DEM pode impedir a ida do deputado federal José Reinaldo para a legenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.