Estado Maior

Por mais dinheiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão deve voltar a discutir nesta semana um projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado por meio do qual o governador Flávio Dino (PCdoB) pede autorização para renegociar dívidas do Estado do Maranhão justamente com o BNDES. Se autorizado, o governo poderá repactuar contratos relativos a pelo menos três fundos.
O pedido formulado pelo comunista atende a um acordo firmado no início do ano pelo Governo Federal com os Estados. Em fevereiro, o Conselho Monetário Nacional (CNM) deu aval para essas renegociações.
A intenção do Governo do Maranhão é alongar o perfil das dívidas em pelo menos mais 20 anos – o que resultaria em diminuição do valor das parcelas pagas mensalmente – e, ainda, ter nova carência de pelo menos quatro anos – nesse período, nenhuma parcela seria paga. Mas a renegociação só começa com permissão do Legislativo.
A O Estado, o líder do governo na Assembleia, deputado Rogério Cafeteira (PSB), informou há duas semanas que atualmente os valores liberados de empréstimos são praticamente iguais às parcelas pagas dos débitos já contraídos e que, por isso, pretende-se garantir uma “folga” no caixa.
A oposição acompanha o caso de perto, por entender que a medida visa, na verdade, a garantir mais dinheiro no caixa do Executivo justamente no ano da eleição, quando Dino tentará a reeleição.

Enquete
O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim (PT), decidiu fazer uma espécie de enquete em sua página no Facebook.
Pede aos seus seguidores opinião sobre onde deve ocorrer o ato em favor do ex-presidente Lula em São Luís, onde ele estará no dia 5 de setemebro.
As opções são: Praça Deodoro, Praça Maria Aragão, Praça Nauro Machado (Praia Grande), Praça do Anjo (Anjo da Guarda) ou Cohatrac.

Nem cogitei
O governador Flávio Dino (PCdoB) jura que não partiu dele qualquer convite para uma candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) a senadora do Maranhão.
O assunto ganhou repercussão há algumas semanas, após nota publicada pela revista Veja. Em entrevista ao programa Resenha, da TV Difusora, o comunista desmentiu:
- Nunca pensei nisso e acho que ela própria nunca pensou e realmente não sei de onde vem essas coisas -, disse.

Investigação
A deputada federal Eliziane Gama (PP) emitiu nota de pesar no sábado, 26, para lamentar a morte do vereador Kedson Rodrigues, de Governador Nunes Freire.
O parlamentar, de 38 anos, era filiado ao PPS e foi encontrado morto em um povoado da zona rural de Turilândia.
– Eliziane Gama solidariza-se com parentes e amigos do vereador e pede que o caso seja investigado – diz o comunicado.

Liberado
O desembargador Tyrone José Silva, da 3ª Câmara Criminal do TJ, determinou o desbloqueio judicial dos postos de combustíveis controlados pelo agiota Josival Cavalcanti, o Pacovan.
A decisão foi tomada em um recurso do acusado, depois de ele ter o mesmo pedido negado no dia 9 de agosto pelo juiz Ronaldo Maciel, titular da 1ª Vara Criminal de São Luís.
Segundo a Polícia Civil – que já prendeu o agiota em operações contra agiotagem e contra lavagem de dinheiro -, Pacovan utiliza os postos para lavar dinheiro por meio de laranjas.

Audiência
A Assembleia Legislativa realiza amanhã uma audiência pública que debaterá os projetos de lei que criam o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV).
O órgão passará a administrar o Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) e o Conselho Administrativo do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado (Funben).
O deputado Eduardo Braide (PMN) vê a audiência como uma oportunidade de ouvir os servidores do Estado sobre o tema.

Maioria
Braide alerta para as mudanças que o governo Flávio Dino (PCdoB) tenta promover na composição do Conselho Administrativo do Funben.
Segundo ele, os projetos precisam de alterações fundamentais antes de serem colocados em votação.
- Pudemos constatar falta de paridade na composição dos conselhos, já que os projetos preveem cinco membros indicados pelo Poder Executivo -, revela o parlamentar.

Seminário
Centenas de pessoas do município de Grajaú e região se reuniram na sexta-feira, 25, para mais uma edição do seminário "Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes".
O objetivo do encontro foi discutir e apresentar estratégias para a recuperação das bacias hidrográficas do estado.
O evento, que já está em sua 4ª edição, integra o programa SOS Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha (PSB) e o Instituto Cidade Solidária.

E MAIS

• Gerou fortes críticas de moradores da área da Lagoa o serviços de nivelamento de bueiros feito pela Caema no fim de semana

• Para realizar a operação, a empresa quebrou o asfalto e assentou as bordas das bocas de lobo com cimento, deixando grandes falhas no pavimento, recém-colocado.

• O presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, foi eleito na semana passada presidente regional dos Procons do Nordeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.