Ação de cidadania

Moradores se unem por Reserva Canaã

Área de preservação ambiental, situada no Anil, serve atualmente como depósito de resíduos

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - Os moradores da avenida dos Metalúrgicos, no Anil, em São Luís, trocaram o descanso eventual do domingo por uma ação social. Na manhã de ontem, 27, várias pessoas que residem na via participaram de um mutirão para recolher lixo da Reserva Canaã, área ambiental situada no bairro. Até o fechamento desta edição, os moradores ainda não haviam concluído o cálculo para saber a quantidade de lixo recolhida.

Ainda de acordo com os moradores, a ação foi organizada via WhatsApp e não contou com qualquer participação do poder público. “Fizemos esta ação por uma iniciativa nossa e uma tentativa de salvar o planeta, já que nenhum representante do Governo ou da Prefeitura executa qualquer medida por aqui”, disse a moradora Edna Santos, uma das organizadoras do ato.

Com luvas de borracha e calçados especiais, os moradores exploraram boa parte da área da reserva e recolheram desde garrafas pet até restos de artigos eletrônicos, como televisores e aparelhos de som. Um dos objetos encontrados na reserva foi um sofá velho que, de acordo com os integrantes do mutirão, foi despejado no local por um carroceiro. “Muita gente contrata essas pessoas que, para ganhar seu dinheiro, deixam estes objetos em qualquer lugar”, disse Riva Barros, taxista e integrante do mutirão.
Ainda de acordo com os moradores, o mutirão deverá ser realizado no próximo domingo, dia 3 de de setembro. O objetivo é limpar a reserva e, em seguida, cercá-la. “Se isso for feito, com certeza, nossos problemas diminuirão”.

Além de ser usado como depósito de lixo, a Reserva Canaã também seria usada para práticas delituosas. “Vários assaltos já foram registrados nesta via. Os assaltantes nos abordam e se escondem na reserva”, disse Edna Santos. Por outro lado, a Polícia Militar do Maranhão (PM) informou que rondas são feitas com frequência no bairro para evitar qualquer prática ilegal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.