Greve

Deputado se junta a professores de São Luís em protesto

Ato ocorreu próximo à Ponte do São Francisco, com o objetivo de sensibilizar o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), a receber uma comitiva dos grevistas para abrir diálogo

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
(professores)

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) participou na sexta-feira, 25, de um ato organizado por professores da rede municipal de ensino de São Luís, e greve desde o início do mês.

O ato ocorreu próximo à Ponte do São Francisco, com o objetivo de sensibilizar o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), a receber uma comitiva dos grevistas para abrir diálogo.

Os professores estão em greve há 25 dias, como forma de protesto pela falta de condições das escolas públicas, além da desvalorização da categoria e da omissão do Prefeito que ignora os anseios da educação pública.

"Estamos na luta há tempos. O prefeito, de forma irresponsável, nos ignora. Maltrata a educação e desrespeita os professores. Ocupamos a Secretaria de Educação não para fazer baderna, mas sim para chamar atenção e ver se, assim, pelo menos, eles nos ouvem", disse a professora Elisabeth, presidente do Sindeducação.

Ao ouvir os professores, Wellington disse que “o prefeito desrespeita a educação” e colocou-se à disposição da categoria para intermediar conversas com o Município.

"Nosso posicionamento é em defesa da educação pública de qualidade. São 25 dias de uma greve que mostra a negligência de Edivaldo Holanda, que de forma irresponsável, desrespeita os nossos professores. O prefeito desrespeita a educação e não atende professores em greve há 25 dias. Enquanto deputado estadual, não possuo a competência para solucionar a problemática em questão, mas coloco-me à disposição para intermediar esse diálogo entre categoria e Prefeitura. Por isso, utilizei a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar um posicionamento por parte do prefeito. Caso até segunda-feira ele não se manifeste, estarei buscando auxílio na OAB e Ministério Público. O prefeito de São Luís precisa entender que professor tem que ser respeitado!", disse o deputado.

De acordo com Wellington, essa não é a primeira vez em que os professores do município sofrem com o descaso do refeito de Edivaldo Holanda (PDT). Em 2014, os professores fizeram uma paralisação de quase 100 dias e permaneceram acampados e acorrentados na sede da Prefeitura por 23 dias. A solicitação dos professores não é apenas quanto a reajuste, mas sim condições adequadas de trabalho e escolas dignas para a rede pública municipal a fim de garantir a aprendizagem plena dos estudantes ludovicenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.