Violência

5 corpos de vítimas de homicídios deram entrada no IML de São Luís

O caso de maior repercussão teve como vítima o segurança Nilo Vitório Saraiva, que teria sido executado após por para fora de uma festa uma mulher acusada de furto; três corpos são procedentes de Itapecuru-Mirim

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Nilo Vitório foi assassinado a tiros na área externa de show no Calhau.
Nilo Vitório foi assassinado a tiros na área externa de show no Calhau. (Segurança assassinado)

SÃO LUÍS - Neste fim de semana, cinco corpos de pessoas vítimas de mortes violentas deram entrada no Instituto Médico Legal (IML), em São Luís. Somente ontem foram dois casos, sendo a morte do segurança Nilo Vitório Saraiva Pontes, de 36 anos de idade, a que mais teve repercussão.

Esse caso aconteceu por volta de 1h de ontem e inicio-se dentro de um show que está sendo realizado na área de um hotel na capital maranhense. De acordo com testemunhas, o segurança fez a abordagem de uma mulher identificada como Eliene Pereira Sousa, de 34 anos, que supostamente estava praticando roubos dentro do evento. Após a abordagem, ele tentou retirá-la do espetáculo.

Pelas redes sociais, circularam vídeos que mostravam o exato momento da abordagem feita pelo segurança à mulher. Pelas imagens, é possível observar que Eliene Pereira esboçou reação e não queria deixar o evento. Em seguida, tiros são ouvidos, o que assustou as pessoas que estavam nas proximidades e presenciaram o fato.

Morte – O caso foi investigado pelo delegado Leonardo Carvalho, da Superintendência de Homicídios em Proteção à Pessoa (SHPP). Em entrevista à Rádio Mirante AM, ele informou que assim que o vigilante Nilo Vitório colocou a mulher para fora do show, já do lado de fora, ele foi alvejado por disparos de arma de fogo efetuados por Lucelmo Farias Gomes, de 31 anos de idade, que seria o companheiro de Eliene Pereira.

“Em decorrência de o segurança ter trazido essa moça para o lado de fora, o companheiro dela, que já estava do lado de fora, armado com um revólver calibre 38, retirou a arma e efetuo os disparos. Eles aprontaram isso, pegaram um táxi e estavam indo embora”, disse o delegado.

Fuga – Após a fuga, a Companhia de Polícia de Turismo Independente (CPTUR Ind), responsável pelo patrulhamento na região, foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) que informou sobre a ocorrência.

Foi feita a perseguição pela Avenida dos Holandeses e, nas proximidades de uma agência do Banco Bradesco, o táxi foi interceptado. Dentro do veículo estavam Lucelmo Farias, Eliene Pereira e outra mulher identificada como Ana Patrícia Silva de Sousa, de 28 anos. Todos foram encaminhados para a delegacia, mas o taxista foi liberado em seguida por não ter nenhuma participação no fato.

Foi apreendido ainda um revólver calibre 38 com numeração raspada e seis cápsulas, sendo duas delas deflagradas, arma essa que foi utilizada no crime. Já no Plantão Central de Polícia Civil, Lucelmo Farias apresentou uma carteira de identidade falsa em que constava o nome de Carlos Lúcio Ribeiro Assunção. Após consulta realizada no banco de dados da polícia foi constatado que, contra ele, havia três mandados de prisão em aberto desde o ano de 2007, sendo dois por homicídios.

Eliene Pereira e Ana Patrícia Silva já tinham passagem pela polícia pelos crimes de furto. Contra essa última havia ainda um mandado de prisão em aberto pelo mesmo crime. Todos foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas e estão à disposição da Justiça.

Os produtores do evento, na manhã de ontem, lançaram uma nota à imprensa se posicionando sobre os fatos. No comunicado, eles se solidarizaram com os familiares da vítima, pediram rigor na responsabilização dos envolvidos e frisaram que o crime aconteceu no lado externo da festa.

“Aproveitamos a ocasião para nos solidarizarmos com familiares, amigos e colegas da vítima, e registrarmos nossa profunda indignação pela banalização da violência que vemos nos dias atuais. É revoltante saber que uma ação criminosa como essa põe fim à vida de um pai de família honrado e trabalhador”, dizia o trecho da nota. Todas as despesas e assistências necessárias sobre o sepultamento de Nilo Vitório Saraiva foram arcadas pela produtora.

Outros – Além do caso do vigilante, no início da manhã de ontem foi registro um homicídio doloso no bairro do Vicente Fialho. A vítima foi identificada como Laércio Cordeiro Correa que foi assassinado na Rua Imaculada Conceição com disparos de arma de fogo. Até o fechamento desta edição, a polícia ainda investigava o caso.

No sábado, dia 26, três corpos de pessoas vítimas de mortes violentas deram entrada no IML. Eles foram identificados como Rozildo Batista Costa Ferreira, Thallyson Rodrigo Gomes, todos esses vítimas de arma de fogo, e Wilteharlys Rodrigo Nicacio Ribeiro, esse vítima de perfuração de arma branca. Todos eles foram procedentes do município de Itapecuru (distante aproximadamente 120 km de São Luís).

Mais

Até ontem, de acordo com o relatório da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), foram registradas 28 homicídios dolosos na Região Metropolitana de São Luís. Foram registrados ainda dois casos de lesão corporal seguida de morte e outros dois de morte em confronto com a polícia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.