Evento

Semana da Sustentabilidade: para cuidar melhor do planeta

Além de dar dicas de reaproveitamento de materiais, o evento, organizado pela TV Mirante e que acontecerá até este domingo, 27, no Shopping da Ilha, também é uma oportunidade de reinserção social

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Espaço da Semana da Sustentabilidade oferece atividades diversas
Espaço da Semana da Sustentabilidade oferece atividades diversas

As principais formas de preservação do planeta Terra pelo reaproveitamento de materiais que, antes, seriam descartados voluntariamente são repassadas em atividades promovidas pela Semana da Sustentabilidade, organizada pela TV Mirante e que acontecerá até este domingo, 27, no Shopping da Ilha, em São Luís. Além de dar dicas para a manutenção do meio ambiente, o evento também é uma oportunidade de reinserção social por meio de oficinas de artesanato.

Nesta sexta-feira, 25, segundo dia de atividades, orientadoras do Serviço Social da Indústria (Sesi), unidade Araçagi, deram dicas sobre a confecção de porta-canetas utilizando garrafas pet e etil vinil acetato (E.V.A.). A estudante Jordana Viana, de 19 anos, foi uma das pessoas que se submeteram ao curso. “Eu sempre gostei de artesanato e aprender desta forma faz com que eu pense no planeta e ainda aprenda uma atividade econômica”, disse.

No espaço Cemar - uma das empresas que oferecem a Semana da Sustentabilidade -, o projeto da instituição (chamado de Ecocemar) foi divulgado de uma maneira lúdica, com a participação do mágico Jeif Karaf. Ele, que atua na função há sete anos, desenvolveu a arte da magia com papeis velhos.

“Enquanto que, na magia, fazemos os objetos desaparecer, no meio ambiente nem sempre é assim quando descartamos algum objeto. Por isso, este tipo de iniciativa como a Semana [da Sustentabilidade] é de suma importância para entendermos a importância da natureza para nós”, disse.

Oficinas e orientações aos visitantes fazem parte da programação
Oficinas e orientações aos visitantes fazem parte da programação

Alimentos
Outro espaço oferecido durante a Semana da Sustentabilidade que chamou a atenção do público foi o reaproveitamento de alimentos, projeto desenvolvido pelo Sesi. Os visitantes puderam degustar, por exemplo, o famoso suco da horta (feito com maracujá, couve e limão), além dos bolos de juçara e de casca de banana.

“São produtos, como a casca de banana, que teriam outra utilidade e que são reaproveitados por nossa iniciativa”, disse a nutricionista Liliane Lobato, uma das orientadoras do projeto do Sesi.

Tema
Este ano, a Semana da Sustentabilidade escolheu como tema a inovação, sob o prisma do “Inovar é fazer o simples”. O ambiente em que foi montada a estrutura do evento foi feito, em sua maioria, com materiais que criem a temática da natureza. As paredes que delimitam cada um dos quatro estandes, por exemplo, são feitas de pallets com suporte para plantas naturais.

No centro do espaço, está posicionada uma árvore interativa, produzida em MDF, em que os participantes são convidados a compor a copa da árvore com folhas de papel onde é respondida a seguinte pergunta: “O que é ser inovador para você?”


Programação
No sábado, 26, a partir das 17h, haverá apresentação especial do espetáculo “Pão com Ovo”. Além disso, no Espaço Vale, será organizada oficina (também a partir das 17h) de plantio de horta. No Espaço Mirante, haverá oficina para testar o potencial inovador dos participantes.

No domingo, 27, a programação começará a partir das 14h, com oficinas de origami e de plantio de horta. O encerramento acontecerá a partir das 17h, com palestra sobre customização de roupas, com Ateliê Travassos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.