Aniversário

Fecomércio/MA comemora 64 anos de atuação no estado

Entidade trabalha pela proteção, orientação e apoio à classe empresarial, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Moderna sede da Fecomércio, localizada na Avenida dos Holandeses, que abriga também o Sesc e o Senac
Moderna sede da Fecomércio, localizada na Avenida dos Holandeses, que abriga também o Sesc e o Senac (Fecomércio)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) completa 64 anos de fundação neste sábado, 26, sendo uma das principais instituições no estado de representação e defesa da classe patronal. Trabalhando pela proteção, orientação e apoio às atividades empresariais, a entidade vem expandindo ao longo dos anos a sua atuação, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do comércio maranhense.
Com a realização de pesquisas econômicas, debates, cursos, representação em conselhos e órgãos, participação em feiras, congressos e outros eventos, a Fecomércio busca assegurar as melhores condições para o empresário do comércio, de forma a colaborar para o desenvolvimento econômico do Maranhão. Atualmente com 19 sindicatos patronais filiados, a entidade reúne milhares de empresas dos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo do estado, e neste ano, pretende entregar mais um espaço comercial para São Luís, o Centro Comercial Fecomércio.
“No ano passado, a inauguração da nova sede da Fecomércio marcou o aniversário da instituição. Para este ano, concluímos o nosso Centro Comercial, que será inaugurado nos próximos meses e completará mais uma etapa da nossa longa história de desenvolvimento, com o objetivo de oferecer o melhor serviço para os empresários e toda a sociedade maranhense”, lembrou o presidente em exercício da Federação do Comércio, Marcelino Ramos Araújo.
Acompanhando o progresso econômico e comercial do estado, o novo empreendimento da Federação do Comérciofoi projetado para oferecer a autossustentação financeira da entidade e, assim, ampliar as ações e atividade em prol do empresariado. “Localizado na Avenida dos Holandeses, o projeto comercial será uma nova alternativa de comércio e lazer, oferecendo um espaço moderno, seguro, confortável para empresários e consumidores da nossa cidade”, completou Marcelino Araújo.
Além disso, a preocupação com o bem estar social é um dos requisitos do Sistema Fecomércio, que possui como braços sociais o Serviço Social do Comércio (Sesc) e oServiço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que atuam na prestação de serviço aos empresários do comércio, assim como aos comerciários.
Na segunda-feira, 28, a Fecomércio realizará um café da manhã para a imprensa, no Restaurante Escola do Senac, no Centro Histórico. O evento, que visa reafirmar essa parceria trilhada ao longo desses 64 anos da instituição, proporcionará um espaço de confraternização, interação, e, principalmente, de agradecimento aos profissionais que contribuíram para a construção, fortalecimento e consolidação da Fecomércio no Maranhão.

Saiba Mais

História da entidade

Fundada em 26 de agosto de 1953 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho com a expedição da Carta de Reconhecimento em 18 de setembro do mesmo ano, a Fecomércio-MA nasceu a partir da iniciativa de cinco sindicatos patronais: Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de São Luís, Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís, Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de São Luís, Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Luís e Sindicato de Hotéis e Similares de São Luís.
No ano de fundação, a entidade ocupou o primeiro andar do Edifício Palácio do Comércio, antigo Hotel Central, cedido pela Associação Comercial do Maranhão. No final de 1980 foi inaugurada a primeira sede própria localizada à Rua do Outeiro (Centro), e em 2016, a instituição se mudou para o atual endereço, um edifício na Avenida dos Holandeses, que integra as administrações da Fecomércio, Sesc e Senac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.