Baixo nível de água

Capacidade atual do Batatã abasteceria a cidade apenas por alguns dias

Reservatório, de acordo com a Caema, está com apenas 16% de sua capacidade total; governo promete sanar a questão com entrega da nova adutora do Sistema Italuís, que já passou por vários prazos de entrega e deve ficar pronta em setembro

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Reservatório está com capacidade comprometida
Reservatório está com capacidade comprometida (Batatã)

SÃO LUÍS - A capacidade atual do reservatório do Batatã, em São Luís - que apresenta apenas 16% de preenchimento (ou 720.000 m³) -, abasteceria a cidade apenas por algumas semanas. A constatação foi feita por O Estado, a partir dos dados encaminhados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). De acordo com o órgão, para minimizar o problema, o abastecimento dos bairros que dependem da reserva de água (25 bairros no total) é feito em dias alternados.

Além dessa medida, o controle de distribuição de água até as residências nessas localidades abastecidas pelo Batatã dependeria também do reforço de poços e um “adicional de vazão” do Sistema Italuís. A Caema não especificou a quantidade de água oriunda do Italuís desviada para os bairros que não são atendidos integralmente pelo reservatório.

O baixo percentual de abastecimento do Batatã contraria, inclusive, os técnicos da Caema, que esperavam um preenchimento maior da reserva, considerando o alto índice pluviométrico na capital maranhense no primeiro semestre deste ano. Em contrapartida, a Caema informou ainda que, com a entrega da nova adutora do Sistema Italuís, prevista para acontecer no próximo mês após mais um adiamento na conclusão dos serviços, o abastecimento para a região central da cidade será resolvido.

A última vez que o Batatã funcionou com a capacidade plena foi em 2008. À época, a Caema decidiu perfurar poços em pontos estratégicos da cidade, diminuindo gradativamente a dependência da população do reservatório. Mesmo assim, o constante desmatamento nos arredores do Batatã, que contribui para o processo de assoreamento, somado aos períodos de estiagem registrados no território ludovicense, agravaram a capacidade do reservatório.
Bairros

De acordo com a Caema, entre os bairros atendidos pelo Batatã estão Lira, Diamante, Liberdade, e Fé em Deus. Segundo o setor de Operações da Caema, a água oriunda do Batatã é enviada, antes de ser encaminhada às residências, aos reservatórios da Rua Grande e de São Pantaleão. Atualmente, a água é bombeada 150 litros por segundo, bem abaixo das possibilidades do Batatã, que é de até 400 litros por segundo.

NOTA DO GOVERNO

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que a Barragem do Batatã atende à Zona I (Central) da cidade e tem capacidade de reserva de 4.500.000m³. No entanto, a capacidade atual da barragem está em 16% de seu valor total.
Como alternativa ao problema, o abastecimento da área é feito em dias alternados, com poços e um adicional de vazão que vem do Sistema Italuís.
O Italuís, que será entregue em setembro, fará abastecimento regular à área central e ainda um acréscimo de vazão para suprir a necessidade de outros bairros.

NÚMEROS
16%
é a capacidade atual do reservatório do Batatã
4.500.000 m³ é o espaço total do reservatório
25 é a quantidade de bairros que dependem do Batatã na capital maranhense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.