Manhã tensa

Protesto de taxistas contra Uber para trânsito no Centro

Eles reclamam da falta de ação da Prefeitura na fiscalização do serviço prestado via aplicativo, que é ilegal e, segundo os taxistas, prejudica a categoria

Robert Willian / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

[e-s001]Longos congestionamentos se formaram na manhã de ontem, no centro de São Luís com o protesto de taxistas contra a falta de fiscalização da atuação do Uber, na capital maranhense. A categoria se mobilizou na cabeceira da Ponte São Francisco por mais de duas horas, causando muitos transtornos na área da Beira-Mar e outros pontos nas proximidades.

Com o trânsito travado, coletivos ficaram parados por algumas horas e muitos passageiros optaram por descer e seguir seu caminho a pé. Algumas pessoas tiveram compromissos diretamente prejudicados com a paralisação em alguns pontos estratégicos da cidade.

Outros motoristas que tentavam evitar ficar presos nos engarrafamentos, recorreram a infringir as leis de trânsito, fazendo retorno por cima do meio fio.

Hillary Dias, estudante que estava indo prestar vestibular em uma universidade, contou que teve um grande prejuízo. “Meu vestibular estava agendado para hoje. Fiquei presa no trânsito e não consegui chegar a tempo. O jeito vai ser tentar de novo”, reclamou.

A manifestação
O protesto de taxistas foi convocado pelos coordenadores do Movimento Fora Uber (MFU), realizado pela categoria, com o apoio de seu sindicato. Segundo a organização, participaram do movimento cerca de 20% da frota, aproximadamente 300 carros.

Mário da Silva, um dos coordenadores do MFU, disse que o prejuízo para os taxistas é de quase 80%. “Já conversamos com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, que nos prometeu começar a fiscalização, mas não cumpriu, e o prefeito está omisso de sua responsabilidade”, disse.

O presidente do Sindicato dos Taxistas, Renato Medeiros, que participou da manifestação, disse que a principal reivindicação é contra a onda de carros “que rondam de maneira irregular na nossa cidade, prejudicando a classe dos trabalhadores de táxi”. “Estamos aguardando que o prefeito de São Luís nos receba para ouvir dele que resolverá esse problema”, frisou.

[e-s001]Táxi versus Uber
A Câmara Municipal de São Luís promulgou este ano o projeto de Lei n° 119/2015, aprovado em 2016, de autoria da ex-vereadora Luciana Mendes (PP), tornando ilegal o uso do aplicativo Uber em São Luís. Taxistas já tinham feito manifestação em frente à Casa Legislativa.

A organização do movimento alegou, ainda, que já existem duas leis que proíbem a atuação do serviço do aplicativo Uber. Segundo eles, além da lei municipal, há outra que precisa ser assistida com mais atenção, a Lei n° 9.503, artigo 231, do Código de Trânsito Brasileiro.

A favor do Uber
A discussão chegou até a Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio do deputado Edilázio Júnior (PV), que apresentou projeto de regulamentação do aplicativo para transporte intermunicipal de passageiros, mas acabou sendo rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e outras duas comissões.

Ainda outro projeto, do vereador Paulo Victor (PROS), que pretende regulamentar o serviço de aplicativos como o Uber, está tramitando na Câmara Municipal de São Luís, porém, sem data prevista para ser votado.

A Prefeitura de São Luís foi procurada, mas não respondeu, até o fechamento desta edição.

SAIBA MAIS

A manifestação de taxistas contra a falta de fiscalização ao Uber gerou muitas reclamações na redes sociais. Muitas pessoas criticaram os motoristas por atrapalharem o trânsito e com isso os compromissos de muitas pessoas. Muitos aproveitaram para se manifestar a favor do Uber, por causa de seus preços mais favoráveis. Passageiros alegam que têm direito de escolher que tipo de transporte querem utilizar.

Taxistas x Uber causam transtonos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.