União

Projeto Casamento Comunitário oficializa união de 294 casais

Só este ano, a Comarca realizou o matrimônio de 500 casais; cerimônia foi presidida pelo desembargador Cleones Cunha, presidente do TJMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, fala durante a cerimônia
Presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, fala durante a cerimônia (Presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, fala durante a cerimônia)

IMPERATRIZ - Duzentos e noventa e quatro casais participaram da 3ª edição deste ano do projeto “Casamento Comunitário”, em Imperatriz, realizada no Centro de Convenções da cidade. A cerimônia foi aberta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Carvalho Cunha, acompanhado pela ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Somente este ano, a Comarca realizou o matrimônio de cerca de 500 casais.

Os desembargadores Jorge Rachid, Jamil Gedeon, José Bernardo Rodrigues e o juiz Ângelo Santos (presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão) prestigiaram a cerimônia, ocorrida no fim da tarde da última sexta-feira,18, e coordenada pelo juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto com a parceria da Prefeitura Municipal de Imperatriz.

Autoridades locais, políticas, militares e civis prestigiaram a oficialização dos casais, que contou com a presença dos juízes que ajudaram na realização da cerimônia: Marco Antonio de Oliveira (diretor do Fórum); Genivaldo Pereira Silva (1ª Vara de Família); Delvam Tavares (Vara da Infância e Juventude); Iris Danielle de Araújo Santos (3ª Vara de Família); Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia (2ª Vara Cível); Fábio Gondinho de Oliveira (4ª Vara Cível); Weliton Sousa Carvalho (4ª Vara Criminal); Gladston Cutrim (Corregedoria); Gisa Fernanda Mendonça (1ª Vara de Estreito); Glender Malheiros (1ª Vara de João Lisboa) e os juízes de Paz, Ciro Rodrigues e Luziane Lucena.

Também compareceram ao evento a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Márcia Minalez (que estava acompanhando a ministra do STJ, Nancy Andrighi), e o presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES), Magid Nauef Láuar, juiz de direito do TJMG.

Respeito

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, relembrou a importância do respeito mútuo entre os casais, sem violência e com amor. “Este é um projeto que dá a oportunidade de oficializar uniões de acordo com a lei. Muitos já vivem juntos há muito tempo, continuem sendo companheiros e se amando. Desejo que sejam muito felizes e digo aos noivos e noivas que tenham uma nova lua de mel”, enfatizou o presidente do TJMA.

Cleones Cunha fez uma ressalva ao desembargador Jorge Rachid, idealizador do projeto “Casamentos Comunitários”, no Judiciário do Maranhão. “Quando surgiu a ideia deste projeto, eu não acreditei. Mas desde a primeira edição, a iniciativa mostrou-se necessária, quando reuniu 250 casais, em praça pública, no ano de 1999, em São Luís. Eu faço um agradecimento especial ao desembargador Rachid, em nome dos mais de 100 mil casais que já oficializaram a união nos casamentos comunitários”, completou o presidente do TJMA.

Casamentos

Ao som da Banda de Música do Quinquagésimo Batalhão de Infantaria e Selva (50 BIS), os noivos foram recepcionados por dama de honra e um ator, representando o personagem “Charles Charplin”, em espaço montado especialmente para registro fotográfico dos melhores momentos da cerimônia.

Os noivos mais idosos, os aposentados Calistro Pereira da Silva (74 anos) e Maria Mendes de Sousa (72 anos), foram casados pelo juiz Fábio Gondinho. Juntos há 50 anos, o casal recebeu o apoio da única filha e neto para oficializarem a união. A ministra do STJ, Nancy Andrighi, entregou a certidão de casamento aos noivos. “Que exemplo de amor contundente é dado por este casal, que vocês sejam muito felizes”, almejou a ministra.

Cleilton Gonçalves Silva e Jocilene Silva Macedo foram os mais jovens da cerimônia. Ambos com 17 anos, os estudantes foram casados pelo juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), Gladiston Cutrim. A certidão de casamento foi entregue pelo presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha.

“Estamos realizando a terceira edição de mais um projeto “Casamento Comunitário”. O casamento continua uma instituição forte e abençoada, eis que casa-se muito mais do que divorcia-se, digo isto com a firmeza de ser um juiz de Vara de Família”, revelou o juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto.

Prêmios

A estrutura da cerimônia contou com o apoio da Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município. Aos nubentes, foi disponibilizado um espaço decorado com bolo de casamento para registros fotográficos. Ao final, os casais participaram de sorteios de prêmios doados por empresários e comerciantes da cidade.

Projeto

O projeto "Casamentos Comunitários" foi instituído pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão no ano de 1999, na gestão do então corregedor-geral Jorge Rachid. Destinado a pessoas de baixa renda, o projeto já possibilitou a oficialização de mais de 100 mil uniões em todo o Estado. Todos os atos de registro civil necessários à realização dos casamentos são gratuitos para os noivos, que são dispensados do pagamento das taxas referentes às despesas cartorárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.