Convocação

AL: pedido de convocação de secretária deve ser analisado

Na Ordem do Dia deverá entrar em pauta duas propostas que pedem a ida de Cyntia Mota, da pasta do Planejamento de Flávio Dino, à Assembleia para explicar aos deputados a situação fiscal do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Andrea Murad quer a convocação de Cyntia Mota, secretária de Planejamento
Andrea Murad quer a convocação de Cyntia Mota, secretária de Planejamento (Andrea Murad)

Esta semana, a Assembleia Legislativa, deverá retornar a pauta para votação de dois pedidos para que a secretária de Estado de Planejamento, Cyntia Mota, vá ao Legislativo para expor dados sobre a situação fiscal do Maranhão.
O que motivou os deputados Eduardo Braide (PMN), Max Barros (PRP) e Andrea Murad (PMDB) a pedir a convocação da gestora foram as declarações recentes do governador Flávio Dino (PCdoB) sobre as finanças do estado. Em evento em Caxias, Dino admitiu que o estão está quebrado.
“Na verdade a gente, hoje, não tem um centavo na conta. O que a gente tem é muita fé. O meu slogan lá para a secretária de Planejamento é ‘Deus proverá’. Quando ela pergunta: ‘governador, de onde vai sair o dinheiro?’. Eu digo: ‘Deus proverá, fica tranqüila’. A gente não tem realmente sobra de recursos”, falou Dino.

Obstrução
Semana passada, para evitar que qualquer das matérias fosse aprovada, os líderes dos dois maiores blocos governistas, Rafael Leitoa (PDT) e Vinícius Louro (PR), orientaram as bancadas a ficar em obstrução logo no início da Ordem do Dia, quando o convite seria votado.
Por conta disso, mesmo em plenário, os parlamentares desses blocos não poderiam ser contabilizados na conferência de quórum.
A decisão dos governistas foi criticada pelos deputados da oposição. “Só quero lamentar a postura da base do governo do Estado diante de um requerimento simples de convite à secretária de Planejamento. Um governo que se diz do diálogo, da transparência, mas tem receio que a sua secretária de Planejamento venha a esta Casa prestar esclarecimento”, reclamou Braide.
O deputado Adriano Sarney (PV) também comentou o caso. “Eu fico admirado e na verdade surpreso, porque é a primeira vez na história deste mandato legislativo que o governo não tem mais maioria na Casa. Por quê? Se o próprio Governo obstrui, é porque está com medo de perder essa votação”, completou. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.