Isac Felix, atacante

O sonho de conquistar a artilharia e o acesso do Sampaio

Artilheiro da equipe com cinco gols, Isac já havia sido um dos destaques no Campeonato Maranhense, quando marcou seis gols e ajudou o Tricolor a conquistar o seu 33º título estadual

Marcio Henrique Sales / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Isac Felix da Silva durante treino no Estádio Castelão
Isac Felix da Silva durante treino no Estádio Castelão

Isac Felix da Silva, 32 anos, mais conhecido como “Isac Matador”, é o cara do Sampaio Corrêa neste Campeonato Brasileiro da Série C. Artilheiro da equipe com cinco gols, Isac já havia sido um dos destaques no Campeonato Maranhense, quando marcou seis gols e ajudou o Tricolor a conquistar o seu 33º título estadual. Com isso, ajudou a quebrar o tabu de três anos sem títulos. Desde que chegou à Bolívia Querida, ele já fez 11 gols em 20 jogos.

Em 11 jogos com a camisa tricolor, o atacante já marcou cinco gols na Série C e está a três do artilheiro da competição, André Luís, do Ypiranga (RS). Gols que levaram o Tubarão à vice-liderança do grupo A da competição e ajudaram a deixar o time bem perto da classificação para o mata-mata das quartas de final, que vale vaga para a Série B de 2018.
Para o Isac, a artilharia é importante, mas o acesso terá mais destaque no currículo do artilheiro. “É muito bom estar brigando pela artilharia, mas para mim o mais importante é o acesso, pois não tenho nenhum em meu currículo”, destacou o atacante.

E olha que Isac já foi vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B de 2012 com 20 gols pelo América (RN). Mesmo assim, ele faz questão de enaltecer a conquista do Campeonato Maranhense e a luta pelo acesso.

Atacante Felix da Silva cercado por torcedores e crianças após treino
Atacante Felix da Silva cercado por torcedores e crianças após treino

“Quando eu cheguei aqui a cobrança era muito grande, porque os atacantes que tinham passado antes não vinham correspondendo. Estamos na luta pelo acesso para a Série B, que é a nossa meta maior este ano”, disse.

Faltando 10 jogos, caso o Sampaio chegue à final da Série C, Isac acredita que ainda pode ser artilheiro da competição. “Ainda posso chegar lá, sim, mas o que realmente quero é o acesso para a Série B. A artilharia, se vier, será consequência”, comentou.

A prova do destaque do artilheiro no time é que crianças cercaram o artilheiro, depois do treino, e aos gritos de “Isac é matador”, pediram para tirar fotos com o ídolo. “É muito bom receber esse carinho dos torcedores, principalmente, das crianças, porque de alguma forma podemos servir de inspiração para eles”.

O Tricolor enfrenta o Fortaleza neste sábado, às 20h, no Estádio do Castelão, pela 15ª rodada da Série C. A distância do Sampaio para o CSA, líder, são de apenas dois pontos. O Fortaleza é o terceiro colocado com 23 pontos. A Bolívia Querida pode está a uma vitória da classificação, pois o quinto colocado, o Remo, tem 18 pontos.

Se a primeira fase da Série C terminasse hoje, o Sampaio pegaria nas quartas de final o Ypiranga (RS), terceiro colocado do grupo B com 21 pontos, e o segundo duelo do mata-mata que vale o acesso seria em São Luís.

Tive que trabalhar dobrado para me destacar e, graças a Deus, os gols começaram a sair e conquistamos o Estadual"

Pelo mundo
Isac é cearense nascido em Fortaleza (CE) e começou nas categorias de base do Ceará, mas logo girou o mundo em busca de oportunidades. “Comecei nas categorias de base do Ceará, mas logo fui emprestado para um clube no interior de Goiás. Depois, rodei o Brasil e parte do mundo. Até para a China eu fui”, recordou.

O atacante acumula passagens pelo Horizonte, Botafogo-SP, Inter de Lages, CRB, Red Bull Brasil, América-RN, Changchun Yatai, da China, América-RN, Guarany de Sobral, Parnahyba, Itapipoca, Iporá, Eusébio, Social, Icasa, Ceará e Bahia.

É muito bom receber esse carinho dos torcedores, principalmente das crianças"

Dentre as muitas experiências que Isac acumula no futebol, a que ele mais gosta é a da sua passagem no futebol chinês em 2013, onde ele fez sete gols em 29 jogos pelo ChangchunYatai. “Quando a gente está em outro país é sempre bom conhecer a cultura do lugar. Na China, provei carne de cachorro por curiosidade, mas não gostei muito. Prefiro o tradicional churrasco brasileiro, mas na vida é preciso provar um pouco de tudo”, comentou.

Quanto a lingua, o artilheiro disse que não teve muito problema. “No começo foi um pouco ruim, mas depois me acostumei e aprendi a falar um pouco a língua deles (Mandarim) e me adaptei melhor ao local”.

Dentre os muitos treinadores com quem trabalhou, Isac destaca Roberto Fernandes, que atualmente treina o Náutico (PE). “Com certeza foi o melhor treinador com quem trabalhei. Ele me deu muito incentivo no América (RN) em 2012 e foi uma das minhas melhores temporadas. Além disso, aprendi muito com ele”, afirmou.

Com 31 anos, Isac se considera um vencedor no esporte. “O meu começo, como o de todo mundo, foi difícil. Não vim de berço de ouro. Hoje, que estou mais perto de parar, agradeço a tudo que bola me deu”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.