Luto

Morre Juca Martins, ex-prefeito do município de Bequimão

Juca Martins é considerado a maior liderança política do município de Bequimão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Juca Martins é ex-prefeito do município de Bequimão
Juca Martins é ex-prefeito do município de Bequimão (Juca Martins)

Morreu na manhã da última sexta-feira (18) o ex-prefeito de Bequimão João Batista Cantanhede Martins (Juca Martins), maior líder político da história do município. Ele tinha 79 anos e dedicou-se por mais de meio século à vida pública bequimãoense.

Juca Martins nasceu em 11 de junho de 1938, filho de Lídia Cantanhede Martins e Atanásio Lourenço Martins.

Na sua primeira eleição, no fim dos anos 1950, ele se candidatou ao cargo de vice-prefeito – o registro de candidatura não era feito em chapa, como no atual formato -. Naquela oportunidade, ele obteve 16 votos a mais do que o prefeito eleito, Juarez Damasceno.

Aos 28 anos, em 1966 ele e se tornou, até então, o prefeito mais jovem do país, pelo PSP.

Juca Martins voltou ao comando do Executivo nos anos de 1983-1988, 2003-2004, 2005-2008. No meio de toda essa trajetória, trabalhou com Clodomir Millet e Neiva Moreira, que o aproximaram do ex-presidente José Sarney, a quem manteve aliança sólida. “Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do meu amigo João Batista Cantanhede Martins, o Juca Martins, ex-prefeito de Bequimão. Ele foi um político muito importante para a história e o desenvolvimento do município”, declarou o deputado estadual Adriano Sarney (PV).

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, também manifestou pesar. "Quero me solidarizar com o prefeito de Bequimão, Zé Martins, e toda a sua família pelo falecimento de seu pai, Juca Martins, nosso amigo, companheiro na luta política e ex-prefeito. Um homem que sempre trabalhou com garra pelo município e que agora deixa um belo legado a Zé Martins, sua esposa Maria Lênora e demais filhos. A vocês, todo o meu carinho e de minha família, nesse momento difícil. Muita força e fé", disse, em nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.