Saúde pública

Mutirão de laqueaduras é realizado até hoje no HUUFMA

Expectativa é que cerca de 50 mulheres façam a laqueadura até hoje; mutirão começou no dia 14

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - Com o objetivo de reduzir a fila de espera para as cirurgias de laqueaduras, o Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA), por meio da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, realiza esta semana, o 1º Mutirão de Laqueaduras, procedimento cirúrgico para a esterilização definitiva da mulher. A ação começou na segunda, 14, e vai até hoje,18.

A expectativa é que cerca de 50 mulheres façam a laqueadura até hoje, no mutirão que contou com a participação dos sete cirurgiões do serviço. Eles utilizaram três métodos diferentes de acordo com o histórico de cada paciente: videolaparoscopia (minimamente invasiva, realizada por meio de uma minicâmera no abdômen), minilaparotomia (realizada através de uma pequena incisão acima do púbis) e a vaginal.

Muitas mulheres já estavam há cerca de um ano na fila de espera. A dona de casa Ana Maria Rodrigues, 37, casada, mãe de 4 filhos, é uma delas. “Participei de uma palestra sobre o planejamento familiar no hospital e entrei com um pedido para a realização da cirurgia, pois eu e meu marido decidimos que não poderíamos mais ter filhos”.

A chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, Graciete Helena dos Santos, ginecologista que coordenou o mutirão, destaca que o procedimento é feito obedecendo rigorosamente os critérios definidos pela legislação. “São indicadas somente mulheres acima de 25 anos, que já tenham tido pelo menos dois filhos e que também tenham passado pelo planejamento familiar”.

Por se tratar de uma intervenção irreversível, é preciso cumprir outra exigência. “Para essa esterilização, é requisitado um intervalo de 60 dias entre a vontade de realizar e o ato cirúrgico para que a mulher tenha certeza do que ela quer”, acrescenta a ginecologista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.